Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27542
Título: | O poder da metáfora hortícola na obra de Célestin Freinet: para uma filosofia do imaginário educacional |
Autor(es): | Araújo, Alberto Filipe |
Palavras-chave: | Metáfora Metáfora hortícola Célestin Freinet Imaginário educacional |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
Revista: | Revista Temas em Educação |
Resumo(s): | Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27542 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Poder da Metáfora Horticola na Obra de Celestin Freineit.pdf Acesso restrito! | 218,47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |