Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27348

TítuloAvaliação da viabilidade económica da aquisição de um veículo elétrico em Portugal
Autor(es)Fontaínhas, José João Cunhal
Orientador(es)Cunha, Jorge
Ferreira, Paula Varandas
Palavras-chaveCarro elétrico
Carro com motor de combustão
Portugal
Modelo económico
Ambiente
CO2
Electric car
Fuel engine motor car
Economic model
Environment
Data2013
Resumo(s)O crescimento económico tem resultado num aumento mais que proporcional nas emissões de gases com efeito de estufa, resultando na degradação do meio ambiente. Com o intuito de reduzir estes efeitos, diversas medidas têm sido adotadas pelos governos de diferentes países, de entre as quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Os veículos elétricos, em particular, são apresentados como uma solução verde, amiga do ambiente, dado que durante a sua deslocação não têm emissões de gases nocivos para o ambiente. O objetivo desta dissertação prendese com a análise da viabilidade da aquisição de veículos elétricos em Portugal. Para esta avaliação, foi decidido estabelecer uma comparação entre dois veículos existentes em Portugal: o Renault Fluence (veículo com motor de combustão) e o Renault Fluence Z.E. (veículo elétrico), tendo em conta diversos factores tais como: custo dos combustíveis, custo da eletricidade, custo de aquisição, entre outros. Na dissertação, conclui-se que, do ponto de vista económico, não é ainda vantajoso adquirir um veículo elétrico em Portugal. Pelo facto de ser uma tecnologia que apresenta uma maturidade reduzida, os preços altos associados às baterias e à aquisição dos próprios veículos, bem como as autonomias reduzidas das primeiras, são prova de que existe um longo caminho a percorrer. Nas condições atuais, a aquisição de um veículo elétrico representa ainda um elevado custo para o consumidor e para a própria sociedade, quando em comparação com a aquisição de um veículo convencional. Apenas uma combinação possível, mas para já pouco provável, em que o custo de aquisição do veículo elétrico diminuiria 20%, tal como o custo de aluguer das baterias, estando ainda associado um aumento da eficiência do mesmo em 50%, colocaria o veículo elétrico a competir com qualquer outro veículo. Conclui-se ainda que a utilização mais intensa do veículo elétrico atenua os custos fixos de aluguer das baterias, resultando em custos menores para maiores distâncias. Apesar de se estar a trabalhar no sentido de reduzir o nível de emissões de gases efeito de estufa, urge a necessidade de se continuar a apostar em tecnologias verdes, como o veículo elétrico, sensibilizando a população, entidades governamentais e indústria para este tema que a todos diz respeito.
The economic growth has resulted in a more than proportional rise in the greenhouse gas emissions, thus deteriorating the environment. So as to reduce these effects, several measures have been adopted by the governments of different countries, such as incentives to the acquisition of lowemission vehicles. Electric vehicles, in particular, are presented as a green solution, environmentfriendly, given that its functioning does not involve the emission of environmentally harmful gases. The purpose of this dissertation lies with the analysis of the feasibility of acquiring electric vehicles in Portugal. For this evaluation, it was established a comparison between two vehicles found in Portugal: Renault Fluence (a combustion engine vehicle) and Renault Fluence Z.E. (an electrical vehicle), considering various factors, such as: fuel costs, electricity costs and acquisition costs. In the dissertation it is concluded that, from an economic perspective, it is not beneficial yet to acquire an electrical vehicle in Portugal. Given the short maturity of this technology, the high prices associated to the batteries and the acquisition of the vehicles, as well as the low autonomy of the batteries are proof that there is still a long way to go. In the current circumstances, the acquisition of an electrical vehicle represents a high cost for the consumer and the society itself, when compared to the acquisition of a conventional vehicle. Only a possible combination, yet currently very unlikely, of a 20% decrease in the electrical vehicle’s acquisition cost, like the rental cost of batteries, and a 50% efficiency gain the same, would allow the electrical vehicle to compete with any other vehicle. It is also concluded that a more intense use of the electrical vehicle softens the fixed costs of the batteries, resulting in fewer costs for greater distances.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27348
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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