Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27226
Título: | O labirinto como segredo ou o segredo do labirinto? uma leitura à luz do imaginário educacional |
Autor(es): | Araújo, Alberto Filipe |
Palavras-chave: | Labirinto Segredo Imaginário Imaginary Secret Labyrinth |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
Revista: | Religare |
Resumo(s): | O artigo tem como objetivo mostrar que o labirinto não somente é a matriz arquetípica do segredo, que aliás possui uma forte relação com o mistério e com o enigma, mas que o próprio segredo do labirinto dá a imaginar quer do ponto de vista mítico, quer do ponto de vista educacional: o labirinto, ao funcionar como uma espécie de isco do desconhecido, suscita a curiosidade, a impaciência daquele que no reservado quer penetrar seja para mudar o mundo, seja para se transformar, seja apenas para satisfazer uma simples ou mesmo uma mórbida e pesada curiosidade. The article aims to show that the maze is not only the archetypal mother's secret, which incidentally has a strong relationship with the mystery and the puzzle, but the secret of the labyrinth itself gives to imagine from the point of view mythic or the educational point of view: the labyrinth, to function as a kind of bait the unknown, arouses curiosity, impatience of one who wants to enter the booth is to change the world, is to trans-form, if only to satisfy a simple or even a morbid curiosity and heavy. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27226 |
ISSN: | 1982-6605 |
Versão da editora: | http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Labirinto - Revista Religare 2013.pdf Acesso restrito! | 288,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |