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https://hdl.handle.net/1822/27089
Título: | Políticas tecnológicas educativas em Portugal : do projecto Minerva à iniciativa e-Escolinha |
Autor(es): | Pereira, Sara Pereira, Luís |
Palavras-chave: | Políticas tecnológicas para a educação Projecto Minerva e-Escolinha Computador 'Magalhães' |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | No final de 2010, assinalaram-se os 25 anos do início do Projecto Minerva, um programa da responsabilidade do Ministério da Educação que pretendia introduzir as TIC no ensino não superior. Desde o seu final (durou quase 10 anos), outras iniciativas foram criadas pelos diversos governos. Já em 2005, surge o Plano Tecnológico da Educação, no âmbito do qual nasce, dois anos mais tarde, uma medida com enorme impacto na sociedade portuguesa, a iniciativa e-escolinha e o computador Magalhães. Com este artigo pretende-se fazer um levantamento das diferentes iniciativas das últimas duas décadas e meia, nomeadamente quais os seus objectivos, o enfoque, responsáveis e impacto. Para além de uma perspectiva histórica, é fundamental compreender que evolução existe nas várias medidas, quais as variáveis que se mantêm, que ideologias político-partidárias subjazem, que avaliações foram realizadas ao nível dos diferentes impactos na sociedade portuguesa, qual a relevância da literacia dos media nestas medidas. Como síntese, será construído um quadro cronológico com quatro níveis sobrepostos, a saber: i) políticas da União Europeia, ii) Legislaturas e Governos nacionais, iii) as políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, iii) iniciativas educativas tecnológicas. No âmbito do programa “e-Escolinha” será apresentado uma investigação, em curso na Universidade do Minho, que pretende estudar o impacto do projecto Magalhães nas crianças, nas escolas e na sociedade em geral, partilhando uma súmula de alguns dos resultados obtidos até ao momento. Um dos principais objectivos desta pesquisa, financiada pela FCT, é apurar o lugar que a literacia dos media ocupa nas preocupações e fundamentos da iniciativa e-Escolinhas e, em comparação, que destaque teve (se é que teve) nas anteriores iniciativas que serão igualmente objecto de análise nesta comunicação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27089 |
ISBN: | 978-989-97244-1-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/issue/current/showToc |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011, Políticas tecnológicas educativas em Portugal - do Projeto Minerva à Iniciativa e-Escolinhas.pdf | Documento Principal | 112,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |