Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27072

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSeabra, Olga-
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helena-
dc.date.accessioned2013-12-17T09:54:49Z-
dc.date.available2013-12-17T09:54:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27072-
dc.description.abstractA presente comunicação tem como objetivo mostrar a importância do papel do professor no desenvolvimento da comunicação numa aula de Matemática. Tendo a convicção de que o desenvolvimento desta capacidade é uma condição necessária ao bom desempenho dos alunos na disciplina, veremos de que forma esta se desenvolve, a partir da interação de uma professora com um grupo de alunos. A consciencialização da importância do desenvolvimento nos alunos da comunicação matemática enquanto capacidade transversal materializa-se no decorrer de cada aula e dos registos escritos que constam do caderno diário dos alunos envolvidos. Neste contexto serão aqui analisadas algumas interações entre alunos e alunos e professor, relevantes para a promoção da comunicação matemática em sala de aula. São também abordados alguns aspetos essenciais diretamente relacionados com esta capacidade, de realçar, a seleção refletida das tarefas, a valorização das produções dos alunos, o incentivo à explicação de estratégias de resolução e gestão do trabalho a desenvolver nos diversos momentos da aula. Este estudo seguiu uma metodologia de estudo de caso, centrado numa professora do 5.º ano de escolaridade e baseando-se na observação direta da interação com uma turma. Com este estudo foi possível concluir que a professora dava uma particular atenção aos momentos de interação em pequeno e grande grupo e que valorizava a colocação de questões procurando não dar respostas aos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F098931%2F2008/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.subjectTarefaspor
dc.titleComunicação matemática em contexto de sala de aula: o papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridadepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate16 - 17 nov. 2013por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage399por
oaire.citationEndPage412por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
sdum.conferencePublicationXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
S4-C5-Seabra.pdfDocumento412,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID