Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27072
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seabra, Olga | - |
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-17T09:54:49Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17T09:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27072 | - |
dc.description.abstract | A presente comunicação tem como objetivo mostrar a importância do papel do professor no desenvolvimento da comunicação numa aula de Matemática. Tendo a convicção de que o desenvolvimento desta capacidade é uma condição necessária ao bom desempenho dos alunos na disciplina, veremos de que forma esta se desenvolve, a partir da interação de uma professora com um grupo de alunos. A consciencialização da importância do desenvolvimento nos alunos da comunicação matemática enquanto capacidade transversal materializa-se no decorrer de cada aula e dos registos escritos que constam do caderno diário dos alunos envolvidos. Neste contexto serão aqui analisadas algumas interações entre alunos e alunos e professor, relevantes para a promoção da comunicação matemática em sala de aula. São também abordados alguns aspetos essenciais diretamente relacionados com esta capacidade, de realçar, a seleção refletida das tarefas, a valorização das produções dos alunos, o incentivo à explicação de estratégias de resolução e gestão do trabalho a desenvolver nos diversos momentos da aula. Este estudo seguiu uma metodologia de estudo de caso, centrado numa professora do 5.º ano de escolaridade e baseando-se na observação direta da interação com uma turma. Com este estudo foi possível concluir que a professora dava uma particular atenção aos momentos de interação em pequeno e grande grupo e que valorizava a colocação de questões procurando não dar respostas aos alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática (APM) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F098931%2F2008/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Papel do professor | por |
dc.subject | Tarefas | por |
dc.title | Comunicação matemática em contexto de sala de aula: o papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridade | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 16 - 17 nov. 2013 | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 399 | por |
oaire.citationEndPage | 412 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
sdum.conferencePublication | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
S4-C5-Seabra.pdf | Documento | 412,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |