Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27068
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-17T09:01:21Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17T09:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.date.submitted | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27068 | - |
dc.description.abstract | No atual panorama educativo é notória a presença de um alicerce político, de base supranacional, que sustenta a ideia de que os perfis de formação se devem adequar às exigências de um mercado de trabalho globalizado e hipercompetitivo. O caso específico do ensino superior não escapou a esta tendência dominante, sendo visível a preocupação crescente com a taxa de empregabilidade após conclusão do curso. Nesta comunicação pretende-se debater a relação entre o perfil de formação e o perfil de competências requerido pelo mercado de trabalho na área científica dos recursos humanos. Para ilustrar os sentidos desta relação mobilizamos um corpus empírico constituído por duas fontes de informação: i) planos oficiais dos cursos de pós-graduação enquadrados nesta área oferecidos pelas instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas, no ano de 2012-2013; ii) entrevistas aos recém diplomados do mesmo curso. O confronto entre o percurso e o perfil de formação e o processo de transição para o mercado de trabalho permitiu discutir as (des)articulações e as (in)compatibilidades entre estes dois universos, bem como sustentar uma reflexão sobre a função político-estratégica das instituições de ensino na construção dos projectos educativos e formativos nas sociedades contemporâneas. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Percursos formativos | por |
dc.subject | Perfis profissionais | por |
dc.title | Percursos formativos e transições profissionais : o caso dos diplomados em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 3343 | por |
oaire.citationEndPage | 3358 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade do Minho, Braga | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas-XII-CongGalPortPsicopedagogia.pdf | Texto completo | 541,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |