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https://hdl.handle.net/1822/26765
Título: | Construtivismo tecnológico para promoção de motivação e autonomia na aprendizagem |
Autor(es): | Casal, João |
Palavras-chave: | Construtivismo tecnológico Motivação Vídeo educativo Autonomia Aprendizagem cooperativa Aprendizagem colaborativa |
Data: | Set-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Dado que as tecnologias assumem nos nossos dias uma ubiquidade crescente, existem vantagens em prolongar esta omnipresença aos ambientes de aprendizagem. Neste texto apresentar-se-ão os resultados de uma investigação levada a cabo no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica, que alicerçam a opção pelo uso de instrumentos tecnológicos para promoção da motivação e autonomia na aprendizagem. Começar-se-á por fundamentar a escolha do construtivismo como teoria pedagógica de suporte a este projeto e apontar-se-ão as razões que indicam o trabalho cooperativo e colaborativo em sala de aula como instrumentos promotores de motivação e autonomia. De seguida, ligando aos alicerces anteriores, fundamentar-se-á o uso das tecnologias escolhidas para formar a base do ambiente de aprendizagem que se pretende. Destas destaca-se o vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva (numa era de proliferação massificadora do Youtube), aplicações online de trabalho cooperativo e colaborativo, e o uso de smartphones como ferramentas de uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Concluindo, apresentar-se-ão resultados da implementação do estudo num contexto real, efetuando a ligação entre a investigação e a ação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26765 |
ISBN: | 978-989-8525-22-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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(2013) CONSTRUTIVISMO TECNOLOGICO PARA PROMOCAO DE MOTIVACAO E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM.pdf | 136,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |