Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26741

TítuloA família : natureza, identidade e missão: análise dos programas, dos manuais e das planificações de EMRC : estudo exploratório no ensino básico
Autor(es)Lima, Paulo Jorge Venâncio de Torres
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveFamília
Educação moral e religiosa
Sistema educativo português
Programa escolar
Manual escolar
Planificação de aula
Family
Religious and moral education
Portuguese education system
School program
Students’ textbooks
Classroom lesson plans
Data22-Abr-2013
Resumo(s)“A família: natureza, identidade e missão. Análise dos programas, dos manuais e das planificações de EMRC [Educação Moral e Religiosa Católica]. Estudo exploratório no Ensino Básico [EB] ” é um projeto de investigação realizado na UM, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. Para o efeito, partimos do problema: De que modo a família, enquanto conteúdo curricular, é apresentada nos programas, nos manuais escolares do aluno e nas planificações de aula de EMRC, do EB, tendo como referente os fundamentos antropológicos e éticos da família? São formulados os seguintes objetivos: - Contextualizar a família como uma problemática pluridimensional no contexto de perspetivas (sociológica, psicológica, histórico-cultural, biológica e ético-religiosa); - Analisar a articulação vertical dos programas de EMRC do EB ao nível das Unidades Letivas [UL]; - Caraterizar as UL da família nos programas dos três ciclos do EB de EMRC; - Analisar a articulação, ao nível da temática da família, do EB de EMRC, dos programas, dos manuais da responsabilidade do SNEC [Secretariado Nacional da Educação Cristã] e das planificações de aula de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal; - Analisar as práticas de planificação ao nível de uma escola do EB, na UL da família. A questão de investigação é analisada através de uma metodologia predominantemente qualitativa, cujo modelo de recolha de dados tem por base a construção de um quadro, para operacionalizar o levantamento, e consequente análise reflexiva, do corpus documental deste estudo, centrado em três aspetos essenciais: programas e manuais escolares do aluno e planificações de escola de EMRC do EB. A técnica de recolha de dados é a da análise documental e a técnica de análise de dados a análise de conteúdos. O principal resultado da nossa investigação é o seguinte: a família, enquanto conteúdo curricular, no EB, na disciplina de EMRC, é apresentada privilegiadamente na sua dimensão e fundamento ético-religioso, assumindo-se como um tentáculo dos princípios associados ao discurso e posicionamento da moral católica: a instituição família é animada pela dinâmica e critério do amor em ordem à participação dos seus membros e comunhão das pessoas que a constituem. Em termos operativos, o estudo que levamos a cabo aproxima-nos de uma conceção funcional de família, organizada, privilegiadamente, quanto aos elementos que a integram, em estruturas familiares de tipo extensa e nuclear-biológica, tendo como principal função afirmar-se com um primeiro espaço e reduto de socialização/educação dos seus elementos.
"The family: nature, identity and mission. Analysis of the Subject Programs, the students’ textbooks and the planning of EMRC [Catholic Religious and Moral Education]. Exploratory Study in Basic Education [BE]" is a research project accomplished at the University of Minho, in the Master of Science in Education, in the specialization area of Curriculum Development. To this end, we start from the initial problem: How does the family, as a curriculum content, is presented in the program, the students’ textbooks and lesson planning of EMRC, of BE, taking as reference the anthropological and ethical family bases? The following objectives are articulated: - Contextualize the family as an issue in the context of multidimensional perspectives (sociological, psychological, historical, cultural, biological and ethical-religious); - Analyze the vertical articulation of EMRC programs, of the BE, in terms of Teaching Unit [TU]; - Characterize the TU family programs of EMRC in the three teaching and learning cycles of BE; - Analyze the linkages in what refers to the family thematic programs of EMRC, in BE, to the program, to the students’ textbooks, responsibility of SNEC (National Secretariat of Christian Education) and the lessons plans of a Group of Schools in Northern Portugal; - Analyze the practices of classroom lesson plans of BE, about the family TU. The research question is analyzed through a predominantly qualitative methodology. The design data collection is based on the construction of a frame, to work the survey, and consequent reflective analysis, of the documentary corpus of this study, focusing on three main aspects: programs and students’ textbooks and the school level planning of the BE. The technique of data collection is the document analysis and technical analysis of the data content analysis. The main result of our research is the following: the family, as curriculum a content in the BE, of EMRC, is presented in its privileged dimension and ethical-religious foundation, assumed as a tentacle of the principles associated to the speech and the positioning of Catholic morality: the family institution is animated by the dynamics and the criteria of love in order to the participation of its members and the fellowship of the people who constitute it. In operational terms, this study brings us closer to a functional conception of family, organized, privileged, in what concerns to the elements that comprise it, in family structures and extensive type of nuclear-biological, whose main function is to affirm itself as a first space and stronghold of socialization/education of its elements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26741
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Jorge Venâncio de Torres Lima.pdf2,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID