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https://hdl.handle.net/1822/26474
Título: | Arquitectura de processos para sistemas de informação no sector hoteleiro |
Autor(es): | Marques, Vitor Manuel Oliveira |
Orientador(es): | Sousa, Rui Dinis |
Palavras-chave: | Gestão Hoteleira Sistemas de Informação Arquitectura de Processos de Negócio Hospitality management Information Systems Business Process Architecture |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | Tal como muitas outras indústrias, também a indústria hoteleira pretende
renovar as suas práticas de gestão recorrendo às tecnologias e sistemas de
informação. Contudo, tecnologias e sistemas de informação por si só não são
suficientes, se não estiverem enquadrados por referenciais que traduzam as
melhores práticas, para uma organização estruturada em processos eficazes e
capazes de responder às necessidades da organização e dos seus clientes.
Procurando responder a estas preocupações, perante um desafio lançado pela
Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), surge este projecto de dissertação no
âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação.
Procurar-se-á conhecimento devidamente fundamentado sobre práticas de
desenvolvimento e gestão de sistemas de informação e o seu alinhamento com a
estratégia de negócio recorrendo a instrumentos como as arquitecturas de
processos e de sistemas de informação.
A partir duma amostra representativa do sector, cuidadosamente seleccionada
com a colaboração da AHP, pretende-se definir uma arquitectura de processos
modelo para o sector que proporcione um referencial de alto nível para esta
indústria, à semelhança do que já acontece para outras indústrias com o eTOM ou o
SCOR. A partir desta arquitectura de processos deverá ser possível melhor definir
as necessidades em tecnologias e sistemas de informação e destas retirar o maior
partido no suporte ao negócio da hotelaria. Such as many other industries, also the hotel industry intends to renew its management practices, resorting to information systems and technologies. Nevertheless information systems and technologies are not, by themselves, sufficient, if not fitted by a referential that translates the best practices for an organization structured in efficient business processes that are able to respond to the needs of the organization and of its clients. Trying to respond to these preoccupations, facing a challenge launched by the Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), this dissertation project appears in the context of the Master´s degree in Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. A search for knowledge will be made properly substantiated on practices of development and management of information systems, its alignment with the business strategy resorting to instruments like the processes architecture and the information systems architecture. A representative sample of the hotel industry in Portugal, carefully selected with the collaboration of the AHP, a process architecture is developed providing a very high level referential to this industry like happening in other industries with eTOM and SCOR. From this process architecture it shall be possible to better define the needs in information systems and technologies taking advantage of those on the technical support of the hotel industry business. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26474 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2009_MSc_VitorMarques_repositorium.pdf Acesso restrito! | 7,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |