Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26431

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da-
dc.contributor.authorGuerreiro, António-
dc.contributor.authorCunha, Helena-
dc.contributor.authorDuarte, José-
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helena-
dc.contributor.authorMartins, Cristina-
dc.contributor.authorMenezes, Luís-
dc.contributor.authorMenino, Hugo-
dc.contributor.authorPinto, Hélia-
dc.contributor.authorSantos, Leonor-
dc.contributor.authorVarandas, José Manuel-
dc.contributor.authorVeia, Luciano-
dc.contributor.authorViseu, Floriano-
dc.date.accessioned2013-11-28T14:42:34Z-
dc.date.available2013-11-28T14:42:34Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26431-
dc.description.abstractEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.por
dc.description.abstractThis article aims to know the way how new teachers, at several teaching levels, recently graduated by pre-service teacher education institutions, view and conduct communication in their classrooms, to which aspects they tend to pay attention and which difficulties they feel. The text is based on a collective work carried out by teacher educators of teacher education institutions in Portugal that are concerned in improving the quality of the pre-service teacher education, especially in what refers to mathematics education. The methodology is qualitative and interpretative and involved the realization of 12 case studies. The results show that communication is seen by the new teachers as a support of a general environment that must favour learning. However, only relatively few teachers point out communication as an important curriculum objective in the discipline of mathematics and indicate consistent strategies to promote it, both in oral and written forms. There are still less teachers who view communication as a basic process for the development of mathematical meanings by students. These results suggest that teacher education institutions may have interest in reflecting about their teaching practices in this regard.por
dc.description.abstractCet article a l’intention de savoir la voie comment de nouveaux enseignants, à plusieurs niveaux d’enseignement, récemment diplômés par les institutions de formation initiale des maîtres, voient et la communication et la conduisent dans ses classes, auxquels les aspects ils font attention et que difficultés ils sentent. L’article est fondé sur un travail collectif réalisé par des formateurs d’institutions des universités et écoles d’éducation au Portugal qui sont concernées dans l’amélioration de la qualité de la formation initiale des maîtres, surtout dans ce qui s’attend à l’éducation de mathématiques. La méthodologie est qualitative et interprétative et a impliqué la réalisation de 12 études de cas. Les résultats montrent que la communication est vue par les nouveaux professeurs comme appui d’un environnement général qui doit favoriser l’apprentissage. Cependant, seulement relativement peu de professeurs précisent la communication comme objectif important de programme d’études dans la discipline des mathématiques et indiquent à stratégies consistantes pour la favoriser, sous la forme oral et écrite. Ils sont moins de professeurs qui regardent la communication comme un procédé de base pour le développement des significations mathématiques par des étudiants. Ces résultats suggèrent que les établissements de formation de maîtres puissent avoir l’intérêt à réfléchir sur ses pratiques de formation à cet égard.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPre-service teacher educationpor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectFormation initiale de maîtrespor
dc.subjectMathématiquespor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.titleA comunicação nas práticas de jovens professores de Matemáticapor
dc.title.alternativeCommunication in the practices of young mathematics teacherseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage39por
oaire.citationEndPage74por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista portuguesa de educaçãopor
oaire.citationVolume20por
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v20n2a03.pdf93,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID