Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26414
Título: | Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia : os alunos explicam para se compreenderem |
Autor(es): | Santos, Esmeraldina |
Palavras-chave: | Comunicação matemática na sala de aula Interacções Discussão matemática Tecnologia |
Data: | 2010 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | Comunicar e argumentar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ao proporcionar aos alunos de uma turma de 7ºano a discussão de situações matemáticas com recurso ao uso da tecnologia, foram criadas oportunidades para que explicassem os seus raciocínios e compreendessem os dos colegas. Este artigo analisa as interacções na sala de aula resultantes da aplicação de um conjunto de tarefas integradas no tema Triângulos e Quadriláteros. Este estudo analisa a forma como os alunos apresentam as suas resoluções e argumentam perante as dos colegas bem como o contributo da tecnologia para a explicitação desses raciocínios. Foram identificadas situações em que, apesar de respostas aparentemente certas, surgem de raciocínios falaciosos e, da mesma forma, uma resposta incorrecta pode ter por detrás um raciocínio válido. A possibilidade de proporcionar discussões matemáticas na sala de aula permitiu explicitar esse tipo de situações, que de outro modo não seriam facilmente identificadas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26414 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_ActasSIEM_Esmeraldina.pdf | Artigo_Esmeraldina_Helena | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |