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https://hdl.handle.net/1822/26317
Título: | Sistemas espaciais de apoio à decisão : suporte às actividades de negócio |
Autor(es): | Freitas, Paulo Jorge Sousa Pedras de |
Orientador(es): | Santos, Maribel Yasmina |
Palavras-chave: | Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão Análise Espacial, Sistemas de Informação Geográfica Modelos de Implementação de Sistemas de Informação Decision Support Systems Spatial Decision Support Systems Spatial Analysis Geographic Information Systems and Implementation Frameworks |
Data: | Set-2009 |
Resumo(s): | Os Sistemas Espaciais de Apoio à decisão (SEAD) surgiram na década de 1980 com uma
evolução fortemente associada aos Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e aos Sistemas de Informação
Geográfica (SIG), merecendo hoje uma presença relevante em diversos sectores de mercado.
Neste documento procura-se apresentar uma perspectiva mais democrática da adopção e uso da
Análise Espacial nos domínios de negócio relacionados com o Marketing e Vendas (M&V). O enfoque
deste trabalho visa essencialmente desmistificar o seu uso em cenários não apenas estratégicos mas
acima de tudo (ou também) tácticos e operacionais. Para tal, nesta dissertação, é explorado um conjunto
de constrangimentos funcionais, comportamentais e tecnológicos como forma de caracterizar os
problemas e limitações na adopção e uso dos SEAD. O grupo-alvo desta análise incide sobre os
profissionais de M&V, bem como sobre os profissionais de Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI),
responsáveis pela sua implementação.
Com base nos resultados obtidos é proposta uma metodologia que, pela sua aplicação, não só
procura dar resposta e ultrapassar essas limitações, mas, ao mesmo tempo, constitui uma base de
orientações que facilita o processo de decisão para a adopção e uso dos SEAD. Complementarmente,
pretende-se que os responsáveis tecnológicos pela implementação dos SEAD, obtenham também uma
perspectiva mais clara de como corresponder às expectativas do M&V, ou mesmo, numa óptica
empreendedora, promover, sustentar e evoluir o uso dos mesmos. Spatial Decision Support Systems (SDSS) appeared in the decade of 1980, with an evolution strongly associated with Decision Support Systems (DSS) and Geographic Information Systems (GIS), having today a noteworthy presence in different market sectors. In this document, it’s presented a more open perspective of the adoption and use of Spatial Analysis in areas related with business such as Marketing and Sales (M&S). The approach aims at bringing a clearer view for its use in strategic scenarios as well as tactic and, mainly, operational. Under this context, this research explores a group of functional, cultural and technological constraints, in order to identify problems and (restrictions) in the adoption and use of SDSS. The target users of this study are the M&S professionals as well as the teams from Information Systems and Technologies, responsible for the SDSS implementation. As a result of this investigation, a methodology is proposed. Its application enables the involved teams to understand and solve the problems that usually arise in this type of project. The methodology integrates a set of guidelines that help the target teams in the decision process of adopting SDSS. Also, it is expected that those same guidelines help the IT team to have a clearer perspective and understanding of the expectations of the M&S team, as well as help them to promote and support SDSS future developments. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26317 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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