Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26093
Título: | A imagem como linguagem |
Autor(es): | Lencastre, José Alberto Chaves, José Henrique |
Palavras-chave: | Imagem em educação |
Data: | Set-2007 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Resumo(s): | O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilitar aos alunos recursos e mecanismos de representação que permitam obter a maior quantidade de informação acerca da imagem analisada. É «ler». Mas ler uma imagem não é fácil, pois a nossa visão selecciona só o que nos chama a atenção, sendo assim uma leitura parcial. Existe um modo de diminuir os riscos de más interpretações (leituras redutoras) das imagens por parte dos alunos: alfabetizá-los visualmente. Este artigo resulta de um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Educação, na Universidade do Minho, sobre o estudo da imagem em educação e tem como objectivo dar uma contributo para a reflexão sobre o ensino pela imagem, particularmente quando nos referimos ao processo de comunicação e interacção na sala de aula. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26093 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lencastre_A_imagem_como_linguagem_Galaico2007.pdf | 200,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |