Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25963
Título: | A gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade: conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º CEB |
Autor(es): | Machado, Fátima Susana Araújo |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | 1º Ciclo do ensino básico Turmas com diferentes anos de escolaridade Multi-grade Turmas multisseriadas Articulação curricular 1st Cycle of basic education Classes with different school grades Multi-grade classes Curricular articulation |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este trabalho de dissertação explana sobre uma realidade caraterística das escolas do 1.º
Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, a das turmas constituídas por diferentes anos de
escolaridade. Do ponto de vista teórico, o estudo inicia por caraterizar o professor e a escola do 1.º
CEB e a estreita ligação destes elementos com os meios rurais. Posteriormente, tentamos
conceptualizar as turmas com diferentes anos. No entanto, a relativa escassez de bibliografia
nacional sobre a temática fez-nos relacionar o objeto em estudo com as turmas multi-grade,
designação anglo-saxónica para esta realidade, bem como com as turmas multisseriadas, termo
também encontrado em referências vindas do contexto brasileiro. Ao nível da fundamentação
teórica, apresentamos também o conceito de diferenciação curricular e pedagógica, uma vez que se
considera ser este um contributo fundamental para o trabalho a realizar neste tipo de turmas.
Apresentam-se ainda quatro modelos curriculares que se apreciam como diferentes e inovadores,
no sentido de apontar caminhos alternativos para o trabalho curricular e pedagógico em turmas
com estas caraterísticas.
Ao nível do estudo empírico, optou-se pelas orientações da investigação qualitativa e pelos
procedimentos da metodologia do “estudo do caso”, uma vez que se trata de investigar um
fenómeno natural, num contexto real e concreto. Desta forma, investigámos um único Agrupamento
de Escolas, constituído maioritariamente por turmas com dois anos de escolaridade. Foi pela
realização de questionários e entrevistas ao grupo de professores que fazem parte desse
Agrupamento que pretendemos conhecer e analisar as suas conceções e compreender de que
modo é possível concretizar a gestão curricular em turmas do 1.º CEB constituídas por diferentes
anos de escolaridade. Consideramos ainda pertinente auscultar os docentes sobre as vantagens e
as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem caraterístico deste tipo de turmas.
As conclusões deste estudo apontam para uma certa tendência de conceções negativas dos
docentes a lecionar turmas de diferentes anos de escolaridade. Esta tendência repercute-se nas
perceções de dificuldade de trabalhar com diferentes níveis de ensino que acarreta um esforço
redobrado de trabalho, quer na gestão e organização curricular, quer na própria ação pedagógica.
Não obstante, foram também encontradas vantagens em conjugar alunos de diferentes níveis de
aprendizagem, assim como enumeradas as principais dificuldades sentidas pelos docentes. Ao
longo deste trabalho, refletiu-se e analisou-se a forma de potenciar estas vantagens e minimizar ou
contornar as desvantagens enunciadas, deixando também algumas propostas/estratégias
pedagógicas para todos os docentes que se interessem sobre a temática em estudo. This dissertation analyzes a reality that is rather common in schools of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) in Portugal, that is, classes that are composed of different school grades. From a theoretical standpoint, this study begins by characterizing the 1st CEB teacher and school, and the close connection of these elements with rural areas. Subsequently, we try to conceptualize the classes with different school grades. However, the scarcity of Portuguese bibliography on the subject led us to relate the study object with multi-grade classes, which is an Anglo-Saxon name for this reality, a term that is also found in references from the Brazilian context. At the theoretical level, we also introduce the concept of curricular and pedagogical differentiation, given that this is considered a vital contribution to the work to be carried out in this type of classes. We also put forward four curricular models that are envisaged as different and innovative, in the sense that they point towards alternative ways in terms of curricular and pedagogical work in classes with these characteristics. Regarding the empirical study, the guidelines of qualitative research and the procedures of the “case study” methodology were elected, as this is a research of a natural phenomenon in a real and concrete context. Thus, we studied a single Schools Grouping, composed mostly of classes with two school grades. Through the implementation of questionnaires and interviews with the group of teachers who are part of this Grouping, we sought to identify and analyze their conceptions and understand how it is possible to attain the curricular management in 1st CEB classes composed of different school grades. Moreover, we also considered relevant to enquire teachers about the advantages and difficulties in the teaching-learning process that is characteristic of this type of classes. The findings of this study point towards a tendency of rather negative conceptions on the part of teachers teaching classes of different school grades. This trend is reflected in the perceived difficulty of working with different school grades, which leads to increased work efforts, both in the management and organization of the curriculum, and in the very pedagogical action. Nevertheless, advantages in combining students of different levels of learning were also found. Similarly, the major difficulties faced by teachers were listed. Throughout this work, we have reflected on and analyzed the way to maximize these benefits and minimize or overcome the disadvantages listed, also putting forward some pedagogical proposals/strategies for all teachers who are interested on the topic under study. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25963 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fátima Susana Araújo Machado.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |