Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25868
Título: | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em contextos online |
Autor(es): | Dourado, Luís Carvalho, Carla Joana Leibovitz, Luísa Jesus |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) implica uma organização do trabalho que apela ao trabalho colaborativo dos alunos durante o qual estes procuram encontrar respostas para os problemas que têm de resolver. Partilham e discutem ideias e desenvolvem assim, capacidades de argumentação e de contra-argumentação. Estas atividades decorrem tanto no âmbito de pequenos grupos como no âmbito do grupo turma. A comunicação entre pares e entre estes e o professor é assim privilegiada, assumindo mesmo uma importância decisiva. Num contexto de ABRP online existem dificuldades de comunicação resultantes da distância física existente entre os intervenientes que podem ser ultrapassadas com recurso a diversas ferramentas de comunicação Web e ou presentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste artigo discute-se em que medida essas ferramentas permitem concretizar com igual eficácia as diferentes fases das ABRP e, em especial, em que medida permitem concretizar a necessária comunicação entre os intervenientes, ainda que geograficamente distantes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25868 |
ISBN: | 978-989-8525-26-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem_Baseada_na_Resolução_de_Problemas_em_contextos_online.pdf | Documento principal | 4,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |