Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25841

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Manuel Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-10-22T13:01:29Z-
dc.date.available2013-10-22T13:01:29Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.issn1645-7250por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25841-
dc.descriptionArtigo relevante para quem se interessa e estuda as áreas da Educação Informal e Não Formal.por
dc.description.abstractAs agendas do crescimento estão de regresso à região europeia e todo o discurso acerca da educação e do desenvolvimento já está a sofrer o seu efeito. A eventualidade de uma degradação desse discurso é uma ameaça para a educação que se alia à promoção de um desenvolvimento verdadeiramente humano e com preocupações ecológicas e, por isso, equacionamos neste artigo a sua ressignificação desde baixo, ou seja, desde as organizações da sociedade civil que reagem, no dia-a-dia e em diversos fóruns, contra a redução da educação e do desenvolvimento às perspetivas mais estreitas do crescimento económico e da acumulação de riqueza para fazer face ao desemprego e às dívidas públicas que hoje monopolizam as atenções e as preocupações dos meios políticos ocidentais. O artigo, além de uma introdução que delimita a problematização da narrativa, compõe-se de três secções e de umas considerações finais onde se apresentam as principais conclusões. Nestas considerações finais sublinhamos que faz falta uma articulação entre estado e sociedade civil para levar a cabo a renovação de significados no campo da educação e do desenvolvimento e que, nas condições atuais, a iniciativa deve partir das organizações da sociedade civil mais empenhadas nessa ressignificação.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectCrescimentopor
dc.subjectSociedade civilpor
dc.subjectCivil societypor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectGrowthpor
dc.titleA educação e o desenvolvimento sob o imperativo do crescimento: ressignificação a partir da sociedade civilpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage13por
oaire.citationEndPage30por
oaire.citationIssue23por
oaire.citationTitleRevista lusófona de educaçãopor
sdum.journalRevista lusófona de educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Publ.ArtigoLusofona.pdf123,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID