Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25841
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Manuel Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-22T13:01:29Z | - |
dc.date.available | 2013-10-22T13:01:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-03 | - |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25841 | - |
dc.description | Artigo relevante para quem se interessa e estuda as áreas da Educação Informal e Não Formal. | por |
dc.description.abstract | As agendas do crescimento estão de regresso à região europeia e todo o discurso acerca da educação e do desenvolvimento já está a sofrer o seu efeito. A eventualidade de uma degradação desse discurso é uma ameaça para a educação que se alia à promoção de um desenvolvimento verdadeiramente humano e com preocupações ecológicas e, por isso, equacionamos neste artigo a sua ressignificação desde baixo, ou seja, desde as organizações da sociedade civil que reagem, no dia-a-dia e em diversos fóruns, contra a redução da educação e do desenvolvimento às perspetivas mais estreitas do crescimento económico e da acumulação de riqueza para fazer face ao desemprego e às dívidas públicas que hoje monopolizam as atenções e as preocupações dos meios políticos ocidentais. O artigo, além de uma introdução que delimita a problematização da narrativa, compõe-se de três secções e de umas considerações finais onde se apresentam as principais conclusões. Nestas considerações finais sublinhamos que faz falta uma articulação entre estado e sociedade civil para levar a cabo a renovação de significados no campo da educação e do desenvolvimento e que, nas condições atuais, a iniciativa deve partir das organizações da sociedade civil mais empenhadas nessa ressignificação. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Crescimento | por |
dc.subject | Sociedade civil | por |
dc.subject | Civil society | por |
dc.subject | Development | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Growth | por |
dc.title | A educação e o desenvolvimento sob o imperativo do crescimento: ressignificação a partir da sociedade civil | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 13 | por |
oaire.citationEndPage | 30 | por |
oaire.citationIssue | 23 | por |
oaire.citationTitle | Revista lusófona de educação | por |
sdum.journal | Revista lusófona de educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Publ.ArtigoLusofona.pdf | 123,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |