Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25794

TítuloCaracterização da ética profissional dos estudantes de tecnologias e sistemas de informação
Autor(es)Oliveira, Pedro Hugo Mesquita Ferreira de
Orientador(es)Soares, Filipe de Sá
Palavras-chaveÉtica em sistemas de informação
Ética profissional em tecnologias e sistemas de informação
Caracterização da ética profissional dos estudantes de tecnologias e sistemas de informação
Teorias éticas
Códigos de ética
Processos de tomada de decisão ética
Ensino de ética em tecnologias e sistemas de informação
Dilemas éticos
Fatores potencialmente influenciadores do comportamento ético
Ethics in information systems
Professional ethics in information systems and technologies
Evaluating the professional ethics of information systems and technologies students
Ethical theories
Ethical codes
Ethical decision-making processes
Ethical course in information systems and technologies
Ethical dilemmas
Aspects influencers of ethical behavior
Data2012
Resumo(s)No panorama atual das organizações empresariais, as Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI), porque lidam com as atividades organizacionais mais relevantes na manipulação da informação, são um fator estratégico de suporte e procura de novas formas para acrescentar valor ao negócio. Desta visão resulta a expectativa legítima de que os profissionais de TSI, quando confrontados com uma miríade de dilemas éticos, que surgem no decurso da realização dos seus atos de profissão, sejam capazes de manifestar um posicionamento ético que se coadune com os melhores interesses das organizações e da própria área de atividade profissional. Tendo em consideração estas circunstâncias, este trabalho de investigação consistiu em perceber qual o posicionamento dos estudantes de TSI do ensino superior, face a dilemas éticos que possam surgir no decurso da realização dos respetivos atos de profissão. Para esse efeito foi adotado, metodologicamente, o estudo de campo, como estratégia de investigação. Este método foi operacionalizado através da técnica de seleção, conceção e aplicação de cenários hipotéticos, que configuram dilemas éticos que podem surgir no decurso da realização dos respetivos atos de profissão e da identificação dos fatores potencialmente influenciadores do comportamento ético dos profissionais de TSI, e foi implementado através da elaboração de um questionário que foi passado aos estudantes de TSI do ensino superior, como meio de produção de dados. Com os dados emanados dos questionários, procedeu-se à elaboração de uma análise interpretativa que possibilitou a caracterização da ética profissional dos estudantes de TSI.
In the current scenario of business organizations, Information Systems and Technologies (IST), because they deal with organizational activities more relevant to the manipulation of information, are a strategic factor of support and finding new ways to add value to the business. From this vision results the expectation that IST professionals, when faced with a myriad of ethical dilemmas, that arise in the course of carrying out the acts of their profession, will be able to express an ethical position that is consistent with the best interests of organizations and own area of professional activity. Considering these circumstances, this research work aims to understand what is the positioning of higher education IST students, about ethical dilemmas that may arise in the course of carrying out the acts of their profession. For this purpose, it was adopted methodologically, the field study as research strategy. This method was operationalized through the technique of selection, design and implementation of hypothetical scenarios, which constitute ethical dilemmas that may arise in the course of carrying out the acts of their profession and was implemented through the development of a questionnaire that was passed to higher education IST students, as a means of generating data. With the data from those questionnaires, was proceeded to the development of an interpretative analysis which allowed evaluating the professional ethics of Information Systems and Technologies Students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25794
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelatorioDissertacao_pg18392.pdf10,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID