Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25310

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luís-
dc.contributor.authorSequeira, Manuel-
dc.date.accessioned2013-09-26T09:05:14Z-
dc.date.available2013-09-26T09:05:14Z-
dc.date.issued2006-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25310-
dc.description.abstractO presente estudo focaliza-se na identificação da imagem da natureza da Ciência preconizada para o ensino das Ciências Naturais e da Biologia e Geologia no contexto educacional português. Toma como objecto de análise documentos definidores da política educativa: “Ciências Físicas e Naturais – Orientações Curriculares do 3º ciclo do Ensino Básico” e “Programas de Biologia e Geologia dos 10º e 11º anos de escolaridade do Ensino Secundário”. Apesar de algumas fragilidades detectadas, assentes sobretudo em omissões, os documentos oficiais evidenciam pontos de contacto com as recomendações oriundas da investigação em Educação em Ciências. A leitura dos dados recolhidos aponta uma imagem da natureza da Ciência assente numa perspectiva de orientação pós-positivista.por
dc.description.abstractThis study focus on the identification of the image of the nature of science recommended for the teaching of Natural Science, Biology and Geology in the portuguese educational system. It is based on the analysis of official documents on educational policy: “Physical and Natural Sciences – Curriculum Guidelines for the 3rd cycle of Basic Education” and “Biology-Geology Sillabus for the 10th and 11th grades in Upper-Secondary Education”. Although the official documents on educational policy show some weaknesses and omissions, they follow somehow the recommendations given by the research in science education. The interpretation of the collected data indicates that the programs have an image of the nature of science based on a post-positivist perspective.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación de Ensinantes de Ciencias de Galicia (ENCIGA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectBiologia e Geologiapor
dc.titleNatureza da ciência nos currículos de Ciências Naturais/Biologia e Geologia do contexto educacional portuguêspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate23 - 25 Nov. 2006por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlacePóvoa de Varzim, Portugalpor
oaire.citationTitleXIX Congreso de ENCIGApor
sdum.conferencePublicationXIX Congreso de ENCIGApor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coelho_da_Silva_&_Sequeira_2006_NaturezaCiencia_Curriculos_CienciasNaturais_BiologiaGeologia_In_XIX_Congreso_ENCIGA.pdfDocumento principal352,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID