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https://hdl.handle.net/1822/2529
Título: | A construtibilidade em projectos de edifícios para o ensino superior público em Portugal |
Autor(es): | Campos, Maria Helena A. C. Teixeira, José M. Cardoso |
Data: | Jan-2002 |
Editora: | Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
Revista: | Revista Engenharia Civil |
Citação: | "Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 13 (Jan. 2002). p. 59-74. |
Resumo(s): | A Construtibilidade é definida como “The optimum use of construction knowledge and experience in planning, design, procurement, and field operations to achieve overall project objectives “ - A aplicação de forma optimizada dos conhecimentos e das experiências da construção durante as fases iniciais do projecto, de planeamento e concepção, de forma a facilitar o cumprimento dos objectivos do projecto. O correcto entendimento deste conceito e da sua integração nas metodologias de projecto, durante o período global do seu ciclo de vida, constitui-se como uma potente ferramenta para a construção dos objectivos de projecto e para a satisfação dos requisitos do dono de obra. Os dezassete princípios da Construtibilidade, aplicáveis ás diferentes fases do ciclo do projecto, são orientadores dos procedimentos de gestão e de decisão do projecto, procurando melhorar, do ponto de vista da Construtibilidade, as diferentes soluções de concepção. A implementação da Construtibilidade pode ser feita com recurso a meios mais ou menos formais, que devem ser escolhidos em função de factores diversos como o tipo, dimensão e complexidade do projecto, o tipo de dono de obra, as formas de contratação de projectistas e construtores, o tipo de organizações funcionais intervenientes, entre outros. Entre estas metodologias de implementação contam-se as revisões da construtibilidade e os programas da construtibilidade. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2529 |
ISSN: | 0873-1152 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | REC - Número 13 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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