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https://hdl.handle.net/1822/25203
Título: | Atitudes face à mudança e Burnout : um estudo com docentes da Universidade do Minho |
Autor(es): | Briga, Didiana Cristina Correia Mendes |
Orientador(es): | Leite, Regina Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Mudança organizacional Atitudes face à mudança Stresse ocupacional Burnout Profissão docente Organizational change Attitudes towards change Occupational stress Teacher |
Data: | 19-Jun-2013 |
Resumo(s): | As contantes mudanças no cenário atual incitam o indivíduo a criar novas formas de se adaptar
às organizações. Esta realidade implica adaptações constantes no funcionamento físico e emocional do
trabalhador. Na educação, assiste-se igualmente a estas mudanças que exigem novas alternativas nos
sistemas educativos e que afetam diretamente o trabalho dos docentes.
Com as reformas que têm sido introduzidas na última década, o ensino superior encontra-se
hoje numa fase de grande turbulência. Os docentes universitários deparam-se com uma nova realidade
que impõem constantes ajustamentos. Conciliar a multiplicidade de tarefas e de papéis torna-se um
desafio diário gerando stresse e muitas das vezes estados de esgotamento (burnout).
No campo de comportamento organizacional, as atitudes dos indivíduos mostram-se um
importante fator de análise da predisposição de comportamentos, principalmente no que diz respeito à
implantação de mudanças organizacionais.
Foi partindo destes pressupostos que se entendeu pertinente levar a cabo o presente estudo,
que procura aferir a existência de relação entre as atitudes dos docentes face à mudança e o estado de
burnout. Para o efeito, recorrendo ao Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (Maslach, Jackson
e Leiter, 1996) e à Escala de Atitudes Face à Mudança (Neiva, Garcia e Paz, 2004), foi realizado um
inquérito por questionário aos docentes da Universidade do Minho. Dos 213 inquéritos recebidos
verificou-se que 42.3% dos inquiridos apresentam sinais de burnout, sendo significativos os valores
obtidos que apontam um alto nível de “exaustão emocional” e “despersonalização”. Verificou-se ainda
que a “exaustão emocional” se encontra positivamente relacionada com as atitudes de “cinismo” face
à mudança e negativamente relacionada com a atitude de “aceitação”. Por seu turno, a
“despersonalização” e “realização pessoal” encontram-se positivamente relacionadas com a atitude de
“cinismo” e “aceitação” respetivamente. The constant changes in the present scenery urge the individual to create new forms of adapting to organizations. This reality implies constant adaptations in the physical and emotional functioning of the worker. In education, these changes are equally present demanding new alternatives in the educational system and that directly affect the work of the teachers. With the reforms that have been introduced in the last decade, the higher education finds itself today in a phase of turbulence. The university lecturers see themselves towards a new reality that imposes constant adjustments. Conciliating the multiplicity of tasks and roles becomes a daily challenge generating stress and often states of exhaustion (burnout). In the context of organizational behavior, attitudes of individuals are an important analysis factor of behavioral predisposition mainly regarding the implementation of organizational changes. Under these assumptions it became appropriate to carry out the present study, which searches to assess the existence of a relationship between the teacher’s attitude towards change and the burnout condition. Using Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (Maslach, Leiter & Jackson, 1996) and The Attitudes’ Scale towards Change (Neiva, Garcia & Paz, 2004), 213 teachers’ inquiries were done to professors in the Minho University. From the 213 inquires received, it has been verified that 42,3% of the respondents present burnout indicators. The values obtained are significant and point out to a high level of “emotional exhaustion” and “depersonalization”. It was confirmed that “emotional exhaustion” is positively related to the “cynicism” attitudes towards change and also negatively related to the “acceptance” attitude. Alternatively, “depersonalization” and “personal fulfillment” are positively related with the “cynicism” and “acceptance” attitudes respectively. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25203 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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