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dc.contributor.advisorAzevedo, António Joaquim Araújo de-
dc.contributor.authorPadilha, Marta Angelina Ferreira-
dc.date.accessioned2013-09-11T10:45:53Z-
dc.date.available2013-09-11T10:45:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25117-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégicapor
dc.description.abstractAssistimos a uma mudança nos processos usados pelas empresas de como desenvolvem, fabricam e distribuem os seus produtos. A produção industrial massificada, veio aumentar a capacidade de produzir bens e serviços a baixo custo, a globalização alargou o mercado, mas com era da tecnologia, surgiu um paradigma que vem individualizar a geração de produtos. Mass customization é descrita com um modelo capaz de oferecer produtos customizados às necessidades e preferências dos consumidores, mas produzidos com os mesmo critérios que os produtos industriais de grande escala. Uma empresa que opte por adequar o seu sistema produtivo ou parte dele à customização, deve primeiro reconhecer a flexibilidade do seu processo de fabricação, a possibilidade de reconfigurar os seus produtos ou serviços de acordo com os diferentes consumidores, não deve admitir falhas na logística da empresa (durante a montagem ou distribuição) para que o produto espectado chegue no tempo certo ao consumidor final. A mass costumization pode ser implementada em todo o leque da cadeia de valor do produto ou da empresa. O marketing reconhece na mass costumization uma estratégia de fidelização e de aprendizagem das características essenciais de cada consumidor. Esta investigação empírica propõe uma escala que mede a tendência de compra de produtos customizados, que pode ser utilizada pelas empresas como ferramenta de marketing capaz de averiguar se os seus clientes estão dispostos a customizar. Através do modelo conceptual desenvolvido apresentamos as relações entre as variáveis (valor hedónico, esforço cognitivo, risco percebido, valor percebido) influenciadoras da tendência de compra de produtos customizados.por
dc.description.abstractWe witness a change in the companies process to develop, manufacture and distribute their products. The industrial mass production has increased the capacity to produce goods and services at low cost, globalization has widened the market, but in the age of technology, a paradigm has emerged generating individualize products. Mass customization is described as model that offer consumers products customized to their needs and preferences, but produced with the same criteria as the large-scale industrial products. A company that chooses to tailor its production system or part of it to customization, must recognize the flexibility of its manufacturing process, the ability to reconfigure their products or services according to different consumers, should not admit flaws in the company logistics (during assembly or distribution) to the product arrive on time to the final consumer. The mass costumization can be implemented throughout the range of the supply chain of the product or the company. Marketing recognizes on mass costumization a loyalty strategy and the capability to learn the essential characteristics of each consumer. This empirical research proposes a scale that measures the tendency to purchase customized products, which can be used by companies as a marketing tool able to determine whether their customers are willing to customize. The conceptual model developed, represent the relationships between variables (hedonic value, cognitive effort, perceived risk, perceived value) and the buying tendency for customized products (TCPC).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMass customizationpor
dc.subjectTendência de comprapor
dc.subjectValor hedónicopor
dc.subjectEsforço cognitivopor
dc.subjectRisco percebidopor
dc.subjectValor percebidopor
dc.subjectTendency for purchasepor
dc.subjectHedonic valuepor
dc.subjectCognitive effortpor
dc.subjectPerceived riskpor
dc.subjectPerceived valuepor
dc.titleEscala de Têndencia de Compra de Produtos Customizados (TCPC)por
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.8por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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