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https://hdl.handle.net/1822/24975
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Elizabete Cristina Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-02T09:50:27Z | - |
dc.date.available | 2013-09-02T09:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-27-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/24975 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, as hortas escolares fazem parte das propostas e ações de diversos órgãos e organizações no Brasil relacionados ao Meio Ambiente e à Educação em Saúde. Embora haja um aparente consenso nas menções, sugestões e no reconhecimento como atividades facilitadoras do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, as iniciativas nesse sentido ainda são consideradas insustentáveis e os poucos estudos realizados no Brasil, têm sinalizado para a ausência de elementos metodológicos balizadores para a implantação, manutenção e avaliação dos impactos dessas práticas nas escolas urbanas. Neste sentido, com o presente estudo pretende-se elaborar e fundamentar princípios orientadores para as atividades em hortas escolares, com objetivos voltados para a Educação em Ciências e a para a Educação em Saúde. O instrumento analítico está sendo construído a partir de coleta de dados, organização e análise qualitativa de aspectos pedagógicos promissores – que coadunam com os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil, da Sociologia das Ausências, da Complexidade, da agroecologia e da agricultura urbana – a serem identificados em 98 experiências brasileiras no contexto do “Prêmio gestor eficiente da merenda escolar”, em relatórios do projeto “Horta Escolar Urbana: Espaço para a Construção de Práticas Educativas Inovadoras para a Educação em Ciências a Saúde”, em revisão sistemática sobre o tema no Brasil e em informações a recolher sobre iniciativas de hortas escolares urbanas em Portugal. Espera-se, assim, dar resposta à questão de investigação “Quais são as especificidades de uma horta pedagógica voltada para crianças e adolescentes em escolas públicas urbanas que crie possibilidades para a educação alimentar e nutricional?” tendo necessariamente em conta que há várias dimensões a serem ponderadas para que a transposição dessa prática social para a escola seja validada como recurso pedagógico que atenda às demandas a ela atribuídas na contemporaneidade. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Hortas escolares urbanas | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Agricultura urbana | por |
dc.subject | Educação alimentar | por |
dc.title | Hortas escolares urbanas agroecológicas : preparando o terreno para a educação em ciências e a educação em saúde | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 836 | por |
oaire.citationEndPage | 847 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudança | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SIEFLAS_HortasUrbanas.pdf | Artigo | 1,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |