Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24974

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Margarida-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-09-02T09:30:50Z-
dc.date.available2013-09-02T09:30:50Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-972-8952-27-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24974-
dc.description.abstractNa escola, as crianças e os adolescentes aprendem sobre conceitos de hábitos alimentares saudáveis e até sabem o que são, mas a realidade mostra que não assumem uma prática baseada nesses conceitos. Como não os aplicam na sua vida diária, o resultado traduz-se numa escalada exponencial de prevalência de excesso de peso e obesidade nestas faixas etárias. De modo a alterar este padrão comum e atual, e assim contribuir para solucionar uma questão de impasse, procurou-se investigar sobre estratégias eficazes e fatores facilitadores para que se pudessem observar alterações positivas nos comportamentos alimentares das crianças, suportadas por uma metodologia que possa vir a ser reproduzida e multiplicada. Assim, implementou-se o programa educativo denominado “Planear Saúde na Escola” com adolescentes do 6º ano de escolaridade, durante um ano letivo completo. A partir de 20 temas propostos, os alunos selecionaram 8 temas que foram trabalhados em 8 módulos formativos ao longo do ano letivo. Nos três dias que se seguiram a cada módulo, os alunos fizeram um Diário Alimentar (DA) individual com registos daquilo que comeram e beberam diariamente, constituindo uma fonte privilegiada da recolha de dados, demonstrando que o DA, apesar de ter sido considerado fastidioso pelos adolescentes, teve uma elevada taxa de execução no que respeita à entrega/recolha dos diários, com uma adesão positiva dos adolescentes no registo dos mesmos e durante um período relativamente longo, o que permitiu monitorizar os efeitos dos diferentes módulos de formação e a intervenção do programa “Planear Saúde na Escola” no seu todo.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiário alimentarpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectHábitos alimentarespor
dc.subjectPrograma educativopor
dc.titleO diário alimentar na monitorização das práticas alimentares dos adolescentes envolvidos no programa "Planear Saúde na Escola"por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage769por
oaire.citationEndPage784por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
oaire.citationVolume1por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_DiarioAlimentar.pdfArtigo1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID