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https://hdl.handle.net/1822/24973
Título: | Obesidade no 1º ciclo : desenho e implementação de um programa de intervenção num estudo transversal |
Autor(es): | Magalhães, Joana Cardoso, Luís Ferreira, Luís Miguel Afonso Silva, Rui Pedro Soares da Pereira, Beatriz Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Obesidade Sedentarismo Programa de intervenção Atividade física |
Data: | Jul-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | A obesidade é, nos dias de hoje, considerada uma doença epidémica sendo que nas crianças e jovens, é uma agravante, na medida em que, o seu crescimento e desenvolvimento será negativamente influenciado. Segundo WHO (2012) a obesidade mais do que duplicou desde 1980, sendo que em 2008, 1,4 biliões de pessoas acima de 20 anos têm excesso de peso, e destas, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres são obesas. Em 2010 mais de 40 milhões de crianças menores que cinco anos têm excesso de peso. O objetivo do presente estudo é aplicar e verificar se um programa de intervenção de atividade física em crianças contribui para combater o sedentarismo e a obesidade. A amostra é constituída por crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, que frequentam o 1º ciclo de duas escolas do concelho de Braga. Fazem parte desta amostra 200 crianças de ambos os sexos. O estudo baseia-se na aplicação de um programa de intervenção de atividade física estruturada e com o aconselhamento aos encarregados de educação sobre hábitos alimentares saudáveis. Este programa será aplicado ao grupo experimental, sendo que o segundo (grupo controlo) não será intervencionado. Pretende-se avaliar antes e depois da intervenção, a atividade física com aplicação de um questionário e a determinação da aptidão física com aplicação do FitnessGram. Pretendemos com este estudo, demonstrar a importância da atividade física estruturada na prevenção da obesidade, considerando o papel fulcral que a escola deve desempenhar e promover nesta epidemia. Neste contexto, professor de educação física, sendo um agente interveniente na formação dos alunos, deve ter um papel relevante nas estratégias e programas que incidam nesta problemática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24973 |
ISBN: | 978-972-8952-27-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SIEFLAS_Obesid1CEB-Proj.pdf | Artigo | 712,47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |