Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24521
Título: | Pedagogia [i. é pedagogias participativas: um estudo de caso no âmbito dos direitos da criança |
Outro(s) título(s): | Pedagogias participativas: um estudo de caso no âmbito dos direitos da criança |
Autor(es): | Lima, Thaísa de Oliveira |
Orientador(es): | Formosinho, Júlia |
Palavras-chave: | Direitos das crianças Pedagogias participativas Pedagogia-em-participação Children's rights Participatory pedagogy Pedagogy-in-participation |
Data: | 11-Mar-2013 |
Resumo(s): | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito do
Mestrado de educação de Infância – Área de especialização em Supervisão e Pedagogia
da Infância, do Instituto da Educação da Universidade do Minho.
Trata-se de um estudo de caso qualitativo que tem como inspiração de base
o pensamento de Dewey e a perspectiva pedagógica da Associação Criança, a
Pedagogia-em-Participação e como objetivo central compreender a questão dos direitos
das crianças nas pedagogias participativas.
Para a concretização deste objetivo realizou-se uma entrevista semiestruturada
a um grupo de educadores de infância procurando: (a) verificar se na
formação inicial desses educadores, realizada em instituições de formação muito
diferentes, foi abordada a questão dos direitos das crianças; (b) se essa formação
contribuiu para a compreensão dos direitos das crianças e; (c) que impacto teve na
prática pedagógica desses educadores.
A análise das entrevistas permitiu constatar que os educadores conhecem os
direitos das crianças desde sua formação inicial e revelam preocupações em respeitar
esses direitos. Todas as informações colhidas são relevantes em relação às experiências
cotidianas realizadas pelos educadores juntamente com as crianças nos centros de
educação infantil.
Neste estudo conclui-se que nas pedagogias participativas as crianças têm
direito a experiências de vida democrática e que a educação deve, portanto caminhar
nesse sentido, permitindo aos educadores de infância usufruir de uma formação inicial
que lhes permita desenvolver uma prática pedagógica diferenciada. This work is the result of research carried out within the Master of Early Childhood Education - Area of Specialization in Childhood Education and Supervision, Institute of Education, University of Minho. This is a qualitative case study that has as basic inspiration the thought of Dewey and pedagogical perspective of Child Association, Pedagogy-in-Participation and aimed at understanding the issue of children's rights in participatory pedagogies. To achieve this goal we carried out a semi-structured interview to a group of kindergarten teachers looking for: (a) verify that the initial formation of these educators, held in very different training institutions, addressed the issue of children's rights; (b) if the training contributed to the understanding of children's rights, and (c) what impact did these educators in teaching practice. The analysis of interviews have revealed that educators know the rights of children since its initial reveal concerns and to respect those rights. All information collected is relevant in relation to everyday experiences conducted by educators together with children in early childhood education centers. This study concluded that the participatory pedagogies children have the right to democratic life experiences and that education must therefore move in this direction, allowing early childhood educators enjoy a training that enables them to develop a differentiated pedagogical practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24521 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thaísa de Oliveira Lima.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |