Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24495

TítuloEstudo sobre aprendizagem pessoal com telemóveis, calculadoras e computadores
Autor(es)Afonso, Gil André Gomes
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveAprendizagem pessoal
Motivações para a aprendizagem
Ensino secundário
Telemóveis
Calculadora gráfica
Computadores
Personal learning
Motivations for learning
Secondary education
Graphing calculator
Cell phones
Computers
Data2012
Resumo(s)As caraterísticas da sociedade atual estimulam o trabalho intelectual, a criatividade e o progressivo desvanecimento dos limites físicos dos locais onde a aprendizagem poderia ter lugar, tudo isto é uma consequência do recurso a tecnologias digitais que possibilitam a realização de uma mesma atividade independentemente do local físico (Lisboa, Junior, & Coutinho, 2010). Os próprios alunos têm plena consciência que aprender é algo que se faz ao longo da vida inteira e que as instituições de educação não são os únicos lugares onde podem aprender e que aprender não tem hora marcada (Aresta, Pedro, Moreira, & Santos, 2011). Surgem assim novas formas de aprendizagem e novos modelos de aluno no cenário educacional, entre os quais estão alunos que constroem os seus próprios sistemas pessoais de aprendizagem em função de todos os recursos que têm ao seu dispor. No entanto, o recurso a tecnologia como suporte para a aprendizagem não é, por si só, fator de motivação para os alunos (Dias, 2000) e a motivação desempenha um papel chave no processo de aprendizagem (Dexler, 2010). É neste contexto que a presente investigação tem lugar, centrando-se no estudo das implicações do uso de calculadoras, telemóveis e computadores na aprendizagem pessoal. Pretende-se com este trabalho investigar a forma como ocorre a aprendizagem pessoal dos alunos, fora do contexto habitual de sala de aula, em ambiente informal portanto, e de que forma os meios tecnológicos de uso comum entre os alunos têm influência nessa mesma aprendizagem. Metodologicamente este estudo insere-se no paradigma de investigação qualitativa tendo participado na investigação alunos do 10º, 11º e 12º ano do ensino secundário. Os resultados deste estudo sugerem que a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de construção de conhecimento, tendo claras implicações em termos de motivação e predisposição para o estudo. Além disso, parecem apontar no sentido de o aluno atual estar conectado a uma rede de aprendizagem à qual recorre em qualquer instante e em qualquer lugar, ultrapassando claramente as barreiras físicas do espaço escolar.
Modern society characteristics encourage intellectual work, creativity and the progressive blurring of physical boundaries where learning could take place. All this is the result of using digital technologies that allow carrying out the same activity, regardless of a physical location (Lisboa, Junior, & Coutinho, 2010). The students themselves are fully aware that learning is something done along the lifetime and that educational institutions are not the only places where learning takes place or even that learning is something that happens on a previously set time (Aresta, Pedro, Moreira, & Santos, 2011). This means new learning ways and new models of students in the educational landscape who build their own personal learning systems according to all the resources that they have at their disposal. However, the use of technology as a support for learning is not, by itself, a motivating factor for the students (Dias, 2000) and motivation plays a key role in the learning process (Dexler, 2010). It is here that this research takes place by studying the implications that the uses of mobile phones, calculators and personal computers, have in learning. The aim of this study is to investigate how students' personal learning happens outside the usual context of the classroom, in an informal setting, and how the technological means in common use among students influence learning. Methodologically this study fits into the paradigm of qualitative research and the students that have participated in the research attend the 10th, 11th and 12th year of schooling. The results of this study suggest that technology plays a key role in the process of knowledge construction with clear implications in terms of motivation and willingness to study. The study also seems to point towards the current student to be connected to a network that he uses for learning at anytime and anywhere clearly surpassing the physical barriers of the school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24495
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gil André Gomes Afonso.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID