Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24495
Título: | Estudo sobre aprendizagem pessoal com telemóveis, calculadoras e computadores |
Autor(es): | Afonso, Gil André Gomes |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Aprendizagem pessoal Motivações para a aprendizagem Ensino secundário Telemóveis Calculadora gráfica Computadores Personal learning Motivations for learning Secondary education Graphing calculator Cell phones Computers |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As caraterísticas da sociedade atual estimulam o trabalho intelectual, a criatividade e o
progressivo desvanecimento dos limites físicos dos locais onde a aprendizagem poderia ter
lugar, tudo isto é uma consequência do recurso a tecnologias digitais que possibilitam a
realização de uma mesma atividade independentemente do local físico (Lisboa, Junior, &
Coutinho, 2010). Os próprios alunos têm plena consciência que aprender é algo que se faz
ao longo da vida inteira e que as instituições de educação não são os únicos lugares onde
podem aprender e que aprender não tem hora marcada (Aresta, Pedro, Moreira, & Santos,
2011).
Surgem assim novas formas de aprendizagem e novos modelos de aluno no cenário
educacional, entre os quais estão alunos que constroem os seus próprios sistemas pessoais
de aprendizagem em função de todos os recursos que têm ao seu dispor. No entanto, o
recurso a tecnologia como suporte para a aprendizagem não é, por si só, fator de motivação
para os alunos (Dias, 2000) e a motivação desempenha um papel chave no processo de
aprendizagem (Dexler, 2010). É neste contexto que a presente investigação tem lugar,
centrando-se no estudo das implicações do uso de calculadoras, telemóveis e computadores
na aprendizagem pessoal.
Pretende-se com este trabalho investigar a forma como ocorre a aprendizagem pessoal
dos alunos, fora do contexto habitual de sala de aula, em ambiente informal portanto, e de
que forma os meios tecnológicos de uso comum entre os alunos têm influência nessa mesma
aprendizagem.
Metodologicamente este estudo insere-se no paradigma de investigação qualitativa
tendo participado na investigação alunos do 10º, 11º e 12º ano do ensino secundário.
Os resultados deste estudo sugerem que a tecnologia desempenha um papel
fundamental no processo de construção de conhecimento, tendo claras implicações em
termos de motivação e predisposição para o estudo. Além disso, parecem apontar no sentido
de o aluno atual estar conectado a uma rede de aprendizagem à qual recorre em qualquer
instante e em qualquer lugar, ultrapassando claramente as barreiras físicas do espaço
escolar. Modern society characteristics encourage intellectual work, creativity and the progressive blurring of physical boundaries where learning could take place. All this is the result of using digital technologies that allow carrying out the same activity, regardless of a physical location (Lisboa, Junior, & Coutinho, 2010). The students themselves are fully aware that learning is something done along the lifetime and that educational institutions are not the only places where learning takes place or even that learning is something that happens on a previously set time (Aresta, Pedro, Moreira, & Santos, 2011). This means new learning ways and new models of students in the educational landscape who build their own personal learning systems according to all the resources that they have at their disposal. However, the use of technology as a support for learning is not, by itself, a motivating factor for the students (Dias, 2000) and motivation plays a key role in the learning process (Dexler, 2010). It is here that this research takes place by studying the implications that the uses of mobile phones, calculators and personal computers, have in learning. The aim of this study is to investigate how students' personal learning happens outside the usual context of the classroom, in an informal setting, and how the technological means in common use among students influence learning. Methodologically this study fits into the paradigm of qualitative research and the students that have participated in the research attend the 10th, 11th and 12th year of schooling. The results of this study suggest that technology plays a key role in the process of knowledge construction with clear implications in terms of motivation and willingness to study. The study also seems to point towards the current student to be connected to a network that he uses for learning at anytime and anywhere clearly surpassing the physical barriers of the school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24495 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gil André Gomes Afonso.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |