Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24487
Título: | Avaliação de impacte da formação desenvolvida pela ADCL, junto dos formandos ativos desempregados |
Autor(es): | Araújo, Vítor Emanuel dos Santos |
Orientador(es): | Precioso, José |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio está inserido no Mestrado Profissionalizante em Educação na
especialidade de Mediação Educacional e Supervisão da Formação. Tem como principal finalidade
desenvolver um estudo de avaliação de impacte da formação desenvolvida pela ADCL, junto dos
formandos ativos desempregados.
Neste contexto, os objetivos desta investigação consistiram em: 1) Descrever a formação
desenvolvida pela ADCL no âmbito do POPH; 2) Identificar o nível de satisfação dos formandos com
a frequência da formação; 3) Identificar transformações nas dimensões pessoal, profissional,
formativa e social da vida dos formandos, em resultado da frequência da formação, tal como são
percecionadas pelos mesmos; 4) Retirar implicações para a organização e avaliação da formação na
instituição
A metodologia utilizada foi de carácter quantitativo, optando-se pelo inquérito por
questionário como técnica de investigação mais adequada. Para tal elaborou-se um instrumento de
avaliação de acordo com os objetivos delineados.
Os resultados obtidos permitiram concluir que a avaliação realizada tem um impacte positivo
na vida dos formandos, ao ponto de aconselharem os seus pares a frequentarem um processo
formativo semelhante. A dimensão que teve uma avaliação mais positiva foi a social, seguida da
pessoal, da formativa e por último da profissional. É de realçar que todas as dimensões tiveram uma
avaliação positiva.
No contexto profissional, um número considerável de formandos voltou a arranjar emprego,
quer em áreas relacionadas com as que frequentaram formação quer em outras áreas.
Por último verificou-se que os formandos consideram que a formação potenciou o uso nas
novas tecnologias da informação e da comunicação, melhorou as técnicas de procura de emprego e
permitiu melhorar a sua relação com os outros. This report stage is inserted into the Masters in Vocational Education in the speciality of Mediation and Supervision Training. Its main purpose is to develop an assessment of the impact of training developed by ADCL, among the unemployed graduates. In this context, the objectives of this research were: 1) describe the training developed by ADCL under POPH; 2) Identify the level of satisfaction of graduates with the frequency of training; 3) Identify changes in the personal, professional, formative and social life of students as a result of the frequency of training 4) Remove implications for the organization and evaluation of training in the institution. The methodology used was a quantitative type, choosing a questionnaire survey as the most appropriate research technique. Therefore an instrument of evaluation in accordance with the objectives outlined was prepared. The results showed that the evaluation has a positive impact on the lives of students: to an extent to advise their peers to attend a similar training process. The dimension that had a more positive assessment was the social dimension, then the staff, training and finally the professional. Please note that all dimensions have a positive evaluation. In a professional context, a considerable number of graduates returned to a job, or in related fields to their training or in other areas. Finally it was found that students believe that the training enhanced the use of new technologies of information and communication, improved techniques for job search and has enhanced its relationship with others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24487 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio_Vítor Emanuel dos Santos Araújo_2012.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |