Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24393
Título: | Efeito combinado da aptidão cardiorrespiratória e da obesidade na pressão arterial em crianças do 7º ano de escolaridade |
Autor(es): | Marques, Sónia Manuela |
Orientador(es): | Santos, Rute |
Palavras-chave: | Estágio profissional Educação física Saúde Pressão arterial Aptidão cardiorrespiratória Obesidade Professional practicum Physical education Health Blood pressure Cardiorespiratory fitness Obesity |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A elaboração do presente documento através da reflexão e conhecimento,
procura evidenciar as diferentes áreas de desempenho.
O Estágio Profissional (EP) decorreu numa escola básica dos 2º e 3º ciclos de
ensino em Braga, sendo o núcleo de estágio constituído por dois elementos. Todo o
processo de desenvolvimento e formação foi acompanhado e orientado por duas
professoras, um mais presente na escola (Professora Cooperante) e outra na
Universidade (Professora Supervisora).
Este documento encontra-se subdividido em quatro capítulos: o primeiro
capítulo designado de “Enquadramento Contextual da Prática de Ensino
Supervisionada”, é constituído por um curto enquadramento pessoal bem como as
expetativas pessoais para esta última fase de formação. Neste capitulo é também feita
uma pequena caraterização da escola e da turma em que lecionei; no segundo capítulo
é descrita a “Realização da Prática de Ensino Supervisionada” dividida em três áreas:
Área 1- Intervenção Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem: Planificação,
Organização e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem, Área 2 – Participação na
Escola e Relação com a Comunidade Educativa, sendo que o ato reflexivo foi a base
de apoio à conceção destas duas áreas, e Área 3 – Formação e Investigação
Educacional em Educação Física onde é apresentado o projeto de investigação que tem
por tema o “Efeito combinado da aptidão cardiorrespiratória e da obesidade na pressão
arterial em crianças do 7º ano de escolaridade”. Neste trabalho ficou evidente que os
rapazes têm níveis superiores de aptidão cardiorrespiratória e inferiores de tensão
arterial , os sujeitos aptos com peso normal apresentavam uma tensão arterial sistólica
mais favorável do que os não aptos com excesso de peso; no último capítulo, nas
“Considerações Finais” é realçada a importância desta primeira experiência realizada
em contexto real de ensino, na escola, para o processo de formação do professor. The practicum took place in a 2nd and 3rd level school of the district of Braga, Portugal, the results of which are presented in the present report. The practicum was supervised both by a school teacher (Cooperant Teacher) and by a University professor (Supervisor). The results of this practicum are given in the present report, with particular emphasis to the goals achieved and the whole process of acquisition of knowledge and professional performance. This document is divided in four chapters. The first one, entitled “Contextual framework of supervised teaching” gives a biographical sketch and points out the goals expected. It also gives a brief description of the school and the class in which I did my practicum. The second chapter describes the activities during this period of supervised teaching. Three areas were covered: (i) Pedagogical intervention: planning, organization and management of the learning-teaching process; (ii) Participation in the school activities and relationship with the educational community; (iii) Learning and Research in physical education. The third chapter gives the results of a research project entitled “The combined effect of cardiorespiratory fitness and obesity on blood pressure levels in Portuguese children of the 7th grade” are given. In the studied population, boys showed higher cardio-respiratory fitness and lower blood pressure levels. Individuals considered fit and with normal weight showed a better systolic pressure level than those unfit and overweighed. The last chapter summarizes the conclusions of the whole practicum process, stressing the importance, for the overall learning process of the future teacher, of this first teaching experience in real school context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24393 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sónia Manuela Marques.pdf Acesso restrito! | 1,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |