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https://hdl.handle.net/1822/24181
Título: | Viver feliz |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Angelina Pinto |
Orientador(es): | Barbosa, Fátima |
Palavras-chave: | Investigação-ação participativa Aprendizagem Participação Intervenção investigation-participatory action Learning Participation Intervention |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A Associação dos Amigos da Paróquia de São Lourenço de Celeirós (AAPLCLC) foi criada
juridicamente, em 2004 com o objetivo de colaborar financeiramente em todas as atividades da
paróquia. Ao longo dos anos e devido à manifestação da vontade de vários associados, houve
necessidade de alargar o campo de ação da associação para além da recolha de quotas que são
colocadas ao dispor das várias entidades que apoia. Deste modo, em 2012 surgiu a
oportunidade de se desenvolverem ações dirigidas aos associados, suas famílias e comunidade
em geral. O trabalho desenvolvido consistiu na dinamização de várias atividades de carácter
cultural, lúdico e pedagógico.
Valorizando as capacidades e aptidões pessoais, o projeto “Viver Feliz” apela a uma
maior participação na vida da comunidade através da aquisição de novos conhecimentos e
competências, ou seja, este projeto tornou-se num processo de aprendizagem contínua que
pretende o desenvolvimento e enriquecimento pessoal de todos os participantes.
Para a execução deste projeto optou-se pelo paradigma da investigação-ação
participativa por ter um profundo carácter de intervenção, uma vez que se centra na
compreensão dos problemas através de uma análise de atitudes e comportamentos, originando
a produção de conhecimento orientado para a modificação de uma determinada realidade social,
com a participação ativa dos indivíduos. A operacionalização deste projeto apoiou-se na
observação participante e direta, na consulta de documentos, nas conversas informais, nos
grupos de discussão focalizada, no inquérito por questionário, nas entrevistas semiestruturadas
e na análise e interpretação dos resultados. The Associação dos Amigos da Paróquia de São Lourenço de Celeirós (AAPLCPLC) was juridically created in 2004 with the aim to colaborate financially with the congregation activities. Over the years and due to the will of some associates there was the need to enlarge the association’s action field beyond the mere collection of monetary help. This way in 2012 several ludic and pedagogical activities were developed with and to the AAPLCPLC associates, their families and the general comunity. Considering the participants personal skills and habilities the project “Living Happy” apeals to the participation in comunity life through the aquisition of new skills and knowledges. In other words this project has became a continuous learning process which goal is to permite participiants’ personal enrichment and development. During the project development an investigation-action paradigm was aplied for its intervention character, which focus in the understanding of problems through behavioral and attitude analysis, which in turn permites oriented knowledge production toward a social reality change. Project operationalization was based in direct and participant observation, document consultation, informal interviews, discussion groups, questionnaire inquiry, semistructured interviews and in the interpretation and analysis of the obtained results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24181 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Angelina Pinto Rodrigues.pdf Acesso restrito! | 4,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |