Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24129
Título: | A dimensão lúdica no âmbito do ensino - aprendizagem das línguas |
Autor(es): | Alves, Manuela Sousa |
Orientador(es): | Dono López, Pedro Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino do
Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos
Básico e Secundário, tendo como finalidade documentar o trabalho efetuado no decorrer do
projeto de intervenção pedagógica supervisionada em meio escolar.
O objetivo principal deste trabalho prende-se com a aplicação da dimensão lúdica no
âmbito do ensino/aprendizagem das línguas a alunos de uma turma do décimo ano. Sendo a
dimensão lúdica no âmbito do ensino/aprendizagem uma ferramenta valiosa na aquisição e
desenvolvimento de competências de comunicação nas aulas de línguas, nem sempre é
explorada no seu total potencial de modo organizado ou este mesmo potencial reconhecido.
Os objetivos mais específicos do projeto foram os seguintes: (1) Observar a que
atividades lúdicas os alunos estão habituados e quais as atividades que mais lhe dizem respeito
(2) Anotar quais as atividades que resultam melhor para desenvolver determinadas
competências em determinados alunos. (3) Desenvolver propostas de intervenção que
promovam o interesse pelo estudo da língua e a comunicação na sala de aula. (4) Fomentar a
autorregulação e autoadministração na aprendizagem e organização no decorrer das atividades.
(5) Averiguar qual o resultado/impacto das estratégias propostas no âmbito da dimensão lúdica
junto dos alunos e no desenvolvimento profissional do professor estagiário.
Depois de uma fase inicial de observação do contexto de sala de aula e uma avaliação
das tendências e competências gerais dos alunos com base em documentos orientadores, como
o Quadro Europeu Comum de Referência, o programa da disciplina de espanhol e literatura
especializada, desenvolveram-se um conjunto de estratégias de intervenção que foram
implementadas e avaliadas. Paralelamente conceberam-se ferramentas de recolha de
informação com a finalidade de anotar o impacto das estratégias junto dos alunos e registar a
perspetiva que possuem sobre a sua aprendizagem vinculada às estratégias implementadas.
No decorrer da implementação, sob uma perspetiva reflexiva, tive a oportunidade de
observar o impacto que as atividades tiveram e avaliar o meu próprio desempenho como
professora, tentando criar, aplicar, adaptar e redefinir estratégias com o objetivo de desenvolver
a comunicação e aprendizagem de uma língua estrangeira na sala de aula. This report was carried out within the internship of the Master ´s Degree in Teaching Portuguese in the Third Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education, and aims to document the work performed throughout the pedagogical intervention project supervised in schools. The main purpose of this study has to do with the application of the playful dimension in teaching / learning languages to students in a tenth grade class. Being the playful dimension, in the context of teaching / learning, a valuable tool in the acquisition and development of communication skills in language classes, it isn´t always explored in its full potential in an organized way or even recognized as potential. The primary goals of the project were the following: (1) Observe which recreational activities students were used to and which activities concerned them the most. (2) Write down which activities work best to develop specific skills in certain students. (3) Develop intervention proposals that promote interest in the study of a language and communication in the classroom. (4) Encourage self-regulation and self-management in the learning and organization throughout the activities. (5) Verify what the outcome / impact of the strategies proposed in the context of playful dimension is among students and the professional development of the intern teacher. After an initial observation phase of the context of the classroom and an assessment of trends and general skills of the students on the basis of guidance documents, such as the Common European Framework of Reference, the Spanish Subject Program and Specialized Literature, a number of intervention strategies were developed, implemented and evaluated. In parallel, data collection tools were designed in order to record the impact of the strategies among students and register the perspective that they have on their learning according to the implemented strategies. In the course of the implementation, under a reflexive perspective, I had the opportunity to observe the impact that the activities had and evaluate my own performance as a teacher trying to create, apply, adapt and redefine strategies aiming to develop communication and learning of a foreign language in the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24129 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuela Sousa Alves.pdf | 7,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |