Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24124
Título: | A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
Autor(es): | Bastos, Eduardo Joel Ferreira |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Dono López, Pedro |
Data: | 19-Fev-2013 |
Resumo(s): | A competência de comunicação oral não se resume simplesmente a saber falar, mas
sim a transmitir oralmente uma informação de forma correta. Para isso é necessário, por
parte de quem fala (locutor), que a sua mensagem seja transmitida de forma objetiva, clara e
concisa para que quem ouve (interlocutor) não seja induzido em erro.
A competência oral acaba por ser esquecida em contexto sala de aula, pois é dada
como adquirida pela maior parte dos docentes. Neste relatório defende-se o desenvolvimento
desta competência dada a sua importância para que no futuro os alunos sejam capazes de
produzir uma exposição oral na língua materna e que desenvolvam a oralidade na língua
estrangeira, de forma a produzir oralmente um discurso coeso e coerente enquanto cidadãos
do mundo.
Cabe então ao professor enfatizar este tipo de desenvolvimento criando estratégias de
aprendizagem que visem a transferência de saberes. O professor acaba assim por não ser um
mero detentor do saber mas sim um orientador e dinamizador. Este trabalho deve ser feito
através da produção de materiais didáticos adequados ao perfil dos alunos e ao contexto em
que estes se inserem, de forma a facilitar a sua aprendizagem.
No presente relatório descreve-se o que foi feito em torno do desenvolvimento da
competência de comunicação oral durante o ano de estágio pedagógico supervisionado,
mostrando quais as estratégias e atividades realizadas para o treino desta competência nas
aulas de Português, língua materna, e nas de Espanhol, língua estrangeira. La competencia de comunicación oral no se limita simplemente a saber hablar, sino a transmitir una información oral de forma correcta. Esto requiere por parte del hablante (locutor) que su mensaje sea transmitido de forma objetiva, clara y concisa para que quién oye (interlocutor), no sea inducido a error. A menudo, la competencia oral se olvida en el contexto del aula, ya que la mayoría la dan por adquirida. Este tesina argumenta que el desarrollo de esta competencia es importante para que en el futuro los alumnos sean capaces de hacer una exposición oral en la lengua materna y para que se expresen mejor en lengua extranjera. Es decir, para que puedan producir oralmente un discurso cohesivo y coherente. Al profesor le corresponde dar valor a esta competencia creando estrategias de aprendizaje cuya finalidad sea la transferencia de conocimiento. El profesor es un facilitador y un orientador y no un recipiente de conocimiento. Este es un trabajo que debe realizar se mediante la producción de materiales didácticos adecuados al perfil del alumnado y al contexto al que estos pertenecen para facilitar su aprendizaje. En este trabajo se describe las actividades realizadas en torno al desarrollo de la competencia comunicativa oral durante la práctica docente supervisada. Presentamos diversas estrategias y actividades realizadas para una mejor formación en esta competencia en las clases de Portugués lengua materna, y de Español lengua extranjera. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24124 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Joel Ferreira Bastos.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |