Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24092

TítuloEducação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
Autor(es)Martins, Ana Margarida Araújo
Orientador(es)Antunes, Fátima
Data2012
Resumo(s)A Educação de Adultos surge, desde a última década do século XX, como impulso à melhoria da qualificação dos portugueses mediante a implementação de novas modalidades de educação e formação. Como consequência da expansão ao nível das práticas surgiram novos públicos, até agora excluídos do sistema educativo. Surgiram também novas investigações centradas no campo da educação de adultos e novos profissionais ao serviço da qualificação dos portugueses. O objectivo desta intervenção centrou-se na implementação de um ensaio de dispositivo de educação e formação para estes profissionais que, oriundos das mais diversas áreas de formação de base e com diferentes trajectórias profissionais, foram o motor das práticas de educação e formação, bem como das directrizes políticas que as definiram. Assente em novas formas de pensar e organizar a formação, este dispositivo pretende ser um ensaio de um processo formativo participativo, construído com base nas situações de trabalho dos participantes e mediado pela reflexão e discussão do colectivo. Com vista ao desenvolvimento de uma atitude de vigilância crítica face à sua identidade e campo profissionais tenta induzir nos participantes a curiosidade pela formação, reflexão e acção. Trata-se de apresentar contributos para a reflexão sobre o perfil profissional destes agentes educativos mediante a discussão e análise dos conhecimentos, competências, valores e atitudes transversais à sua identidade e à sua prática. Este dispositivo de formação assenta numa perspectiva de Educação Permanente e assume coordenadas metodológicas inspiradas em estratégias de investigação-acção e formação baseada em situações de trabalho. Os eixos de análise na discussão do desenvolvimento deste dispositivo incluem a exploração: do processo formativo; da educação de adultos como formação de profissionais e do percurso de autoformação da investigadora-formadora, como contributos para reflexão.
Adult Education appears, since the last decade of the 20th century, as a trigger for the enhancement of Portuguese people's qualification, through the implementation of new modalities in education and training. As a consequence of the expansion of the forms of practicing of adult education and training, new types of public appeared, many having been, until now, excluded from the educational system. New research also came up, focused specifically on adult education and on the new professionals it required. The purpose of this intervention is based on the implementation of a pilot program for adult education and training professionals who, coming from a wide range of knowledge areas and having a multitude of different professional paths, became the power engine not only of the practices on education and training, but also of the political guidelines that defined them. Based on new ways of thinking and implementing training, this program is meant to be a trial of a participative training process, built upon the trainees’ work situations, and mediated by group reflection and discussion. Aiming at the development of a critic surveillance attitude towards their professional identity and area, it tries to stimulate among the trainees the curiosity for training, reflection and action. This study aims to contribute for the reflection on the professional profile of these educational agents, through the discussion and analysis of the knowledge, skills, values and attitudes that spread transversely across their identity and practice. This training program is built upon a perspective of Lifelong Education, and follows methodologies inspired in action-research strategies and work-based training situations. The analysis vectors for the discussion of the development of this pilot program include the exploration of: the training process, of adult education as professional training and of the researcher-trainer’ self-training process, as contributions for reflection.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24092
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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