Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23875

TítuloAlavancas criativas e aprendizagem: contributos para uma pedagogia promotora de criatividade no 1º ciclo
Autor(es)Pereira, Ana Sofia da Silva
Orientador(es)Silva, Carlos M.
Data2012
Resumo(s)A presente investigação pedagógica integra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. No âmbito desta investigação pretendeu-se conceber condições facilitadoras para o desenvolvimento do espírito criativo em alunos do 1.º Ciclo. A adoção da metodologia de investigação-ação contribui, em larga escala, para uma efetiva articulação entre prática e teoria, promovendo assim a melhoria da qualidade da ação pedagógica no desenvolvimento das propostas de intervenção. Atendendo à natureza da investigação, este é um processo cíclico, que pressupõe a existência de uma observação e análise atenta, para que seja possível definir prioridades. A avaliação incide sobretudo ao nível do impacto das estratégias propostas no desenvolvimento do espírito criativo, do conhecimento e ao nível do desenvolvimento profissional reflexivo, crítico do docente. É primordial respeitar um modelo pedagógico que articule, efetivamente, uma prática assente em diversas perspetivas, como a construtivista, a ecológica e a sociocrítica, para que se concretize um projeto desta natureza, que tem por base de ação a criação de condições favoráveis à ampliação do espírito criativo e inventivo. O pensamento criativo não é algo que possa ser transmitido ou ensinado. É construído e desenvolvido através de estímulos e condições ambientais favoráveis, estruturado numa pedagogia que saliente o caráter ativo, significativo e interativo dos processos de aprendizagem. Os resultados demonstram que existe uma relação causal bastante evidente entre criatividade e motivação, revelando que ambos se correlacionam e se impulsionam mutuamente. É possível concluir que houve um real contributo para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e nomeadamente da sua autoestima, revelando-se nos alunos uma maior capacidade de expor as suas ideias e também uma maior capacidade de aceitação e tolerância perante a ideia do outro. O caráter transversal que uma pedagogia para a criatividade incute, assim como o grande valor conotativo com a ludicidade da aprendizagem e o respeito pela voz da criança revelaram-se igualmente desejáveis para o apaziguamento de uma transição Pré-Escolar/1.º Ciclo, que se carateriza por diversas vezes como drástica e constrangedora.
The present pedagogic investigation is a part of the Curricular Unit of “Supervised Teaching Practice” of the Master’s degree in “Pre-school and Primary Education”. During this investigation it was intended to conceive facilitating conditions to the development of the creative spirit in primary students. The use of the investigation-action methodology allows, in large scale, the effective articulation between practice and theory, promoting the enhancement of the quality of pedagogic action on the development of intervention plans. Looking at the nature of this investigation, this is a cyclical process that requests the existence of an attentive observation and analysis, so that it might be possible to define priorities. The evaluation mainly takes on the impact level of the proposed strategies to develop the creative spirit, the knowledge and the professional development of the teacher’s reflexive and critic capabilities. It’s primordial to follow a pedagogic model that articulates, in an operative form, the practice in several perspectives, namely the constructivist, the ecologist and the socio-critical, so that a project of this nature may be established, as it bases its action on the creation of enabling conditions to the growth of the creative and inventive spirit. The creative thought isn’t something that can be transmitted or taught. It is built and developed upon stimuli and empowering environmental conditions, it is structured by a pedagogy that favours the active character, significant and interactive on the teaching process. The findings show that there is an evident causal relation between creativity and motivation, showing that both are correlated and mutually enhanced. It is possible to conclude that there was a real aid to the development of the student’s learning, namely their self-esteem, being visible a greater capability from the students to expose their ideas as well as a greater acceptance e tolerance in face of the ideas of another. The transversal character that a pedagogy for the creativity conveys, as well as the great connotative value with the playfulness of the learning and the respect for the children’s voice displayed themselves as equally desirable for the peacefulness of the transition Pre-school/Primary, that is known to be, frequently, drastic and overbearing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23875
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Pereira relatorio 2012.pdf
Acesso restrito!
1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf
Acesso restrito!
869,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID