Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23834

TítuloA arte como via para a problematização do real: o contributo da análise de obras de arte para a lecionação de temas - problemas - conceitos filosóficos
Autor(es)Restivo, Maria Helena de Castro
Orientador(es)Manso, Artur
Data2012
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio versa em torno do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário realizado na turma do 10º A da Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Vilela. O estágio seguiu as linhas orientadoras definidas no Plano de Intervenção, intitulado “A arte como via para a problematização do real”, tendo como subtítulo “O contributo da análise de obras de arte para a lecionação de temas/ problemas/ conceitos filosóficos”. O projeto que me propus levar a cabo na minha prática letiva consistiu na utilização de obras de arte como recurso didático para a lecionação dos conteúdos filosóficos do Programa de Filosofia do 10º ano. Neste Relatório exponho as orientações teóricas que serviram de base ao projeto e procedo a uma análise da operacionalização do mesmo na prática letiva.
The present Teaching Pratice Report is about the Teaching Pratice of the Master's degree in Philosophy Teaching in the Secondary School carried out in the group of the 10th A of the High School with 3rd cycle of the Basic Teaching of Vilela. The teaching practice followed the lines defined in the Pedagogical Intervention Plan, entitled “The art as way for the problematization of the reality” was entitled, with the subtitle “The contribution of the analysis of works of art for the teaching themes/ issues / philosophical concepts”. The project that I intended to carry out in my school practice consisted of the use of works of art as teaching resource for the teaching of the philosophical contents of the Program of Philosophy of the 10th year. In this Report I expose the theoretical directions that served of base to the project and proceed to an analysis of it in school practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23834
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Helena de Castro Restivo.pdf
Acesso restrito!
Relatório de Estágio1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID