Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23739

TítuloO Plano Nacional de Leitura nos media: uma análise de representações
Autor(es)Pacheco, Cristina Maria Gomes Martins
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data2012
Resumo(s)A luta pela melhoria dos níveis de literacia da população portuguesa tornou-se um desígnio nacional, bastante enfatizado nas últimas décadas. A reorganização da Rede de Leitura Pública, a aposta na Rede de Bibliotecas Escolares e, mais recentemente, o lançamento do PNL, são iniciativas que expressam essa vontade. O Plano Nacional de Leitura, lançado em 2006, foi uma medida conjunta dos Ministérios da Educação, da Cultura e do Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, e destinava-se, basicamente, a criar condições para que os portugueses pudessem alcançar níveis de leitura em que se sentissem aptos a lidar com a palavra escrita. Desde que foi lançado, o Plano foi objeto de diversos estudos, levados a cabo pelas instâncias promotoras ou por entidades externas, no sentido de inferir o seu impacto na população portuguesa. Além disso, também suscitou opiniões diferentes por parte de personalidades de todos os quadrantes da sociedade, que sobre ele se quiseram pronunciar. Com o estudo que aqui apresentamos, baseado na análise de um corpus de 35 textos, pretendemos conhecer as reações que esta medida suscitou na imprensa escrita, nomeadamente no jornal Público, desde a sua implementação até ao primeiro trimestre de 2010. Nesse sentido, e com base nos objetivos por nós traçados, baseamos a nossa análise em sete dimensões através das quais pretendíamos obter resposta a várias questões. Com efeito, algumas dessas respostas apontam para as seguintes conclusões: a intenção que prevalece nos textos terá sido, sobretudo, informar sobre factos ou acontecimentos; a maioria das vozes que se destacam são institucionais; os ‘objetos’ que sobressaem nos textos dizem respeito às atividades e protocolos levados a cabo, onde se reforçam os aspetos mais positivos do Plano; prevalece uma proximidade à fonte, o que poderá direcionar o leitor numa certa “construção de significados” a propósito do PNL e, por fim, assumem destaque, nos textos, as crenças que reforçam as vantagens do PNL, acreditando-se, de igual modo, que a continuidade do Plano trará benefícios para a prática da leitura.
The fight for the improvement of literacy levels among the Portuguese population has become a national resolution, especially with a greater emphasize in the last decades. The reorganization of the Rede de Leitura Pública, the wager on the Rede de Bibliotecas Escolares and more recently, the launching of the ‘PNL’- Plano Nacional da Leitura can all be considered initiatives that express that will. In 2006 was launched the PNL, a joint measure of the Education Ministry, the Culture Ministry and the Bureau of the Parliamentary Affairs that, basically, intended to create the conditions for the Portuguese to reach levels of reading so that they coul feel capable of dealing with the written words. Since its planning, the PNL was subdued to several studies carried out by the promoting entities or by external entities, in the sense of inferring its impact in the Portuguese population. Besides this, the Plano Nacional de Leitura also raised different opinions on the part of personalities from all the sections of the Portuguese society. Based on the analyses of a corpus of thirty-five texts, we present here a study in which we intend to get acquainted with the reactions that this measure has evoked in the media, especially in the newspaper “Público”, since the implementation of the plan until the first trimester of 2010. In this sense and based on the aims we established, we based our analyses in seven dimension through which we intended to obtain the answer to several questions. Indeed, some of these answers point at the following conclusions: the intention that prevails more among the texts is a major purpose of informing about facts or events; the majority of the voices that stood out are institutional; the “objects” that overhang in the texts concern the activities and protocols taken forward, where the positive aspects of the PNL are reinforced ; it prevails a proximity to the source, which can direct the reader towards a certain “construction of meanings” related to the Plano and, at last, the believes that strengthen the advantages in the PNL start to be highlighted in the texts, being , likewise, believed that the continuity of the Plano Nacional de Leitura will rise benefits to the reading practise.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23739
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Maria Gomes Martins Pacheco.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID