Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23650
Título: | Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa |
Autor(es): | Melo, Paula Cristina Araújo de |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira Dias, Paulo |
Palavras-chave: | Web 2.0 Google Docs Literacias Escrita criativa Trabalho colaborativo Literacies Creative writing Collaborative work |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A escola tem de preparar os alunos para enfrentar os desafios do dia-a-dia com imaginação e
criatividade. É neste âmbito que surge este estudo que nos permitiu refletir sobre o uso da
ferramenta Web 2.0, Google Docs, na promoção da escrita criativa de forma colaborativa, em
contexto sala de aula, na aprendizagem da língua inglesa.
Neste estudo participaram dezoito alunos que constituíam uma turma do 8º ano de escolaridade, de
nível 4 de inglês, e foi aplicado na disciplina de inglês, em cinco blocos de noventa minutos, pela
professora da disciplina.
A metodologia adotada foi alvo de estudo de caso e os dados foram recolhidos através de um
questionário de opinião aplicado aos alunos, da análise da entrevista feita à professora colaborante,
dos registos no diário de bordo resultantes da observação direta da professora, da análise do
artefacto criado pelos alunos e da análise das interações no Google Docs.
A experiência produziu um efeito positivo a nível da autonomia dos alunos, da responsabilidade e da
interação. A utilização da ferramenta Google Docs, na sala da aula, tornou os alunos mais
participativos e empenhados na criação de uma estória em inglês.
Os resultados mostram que o uso da ferramenta Google Docs, no processo ensino/aprendizagem,
além de transmitir aos alunos uma perceção diferente da produção de textos criativos, desenvolveu
o poder de argumentação, promoveu a partilha de saberes e contribuiu para a construção do
conhecimento tanto a nível individual como coletivo. Schools must prepare students to tackle the challenges of life with imagination and creativity. Thus, this study allowed us to reflect upon the use of the Web 2.0 tool, Google Docs, in promoting creative writing in the classroom, in a collaborative fashion, while learning the English language. In this study, eighteen students participated. They were currently studying in the 8th grade, level four of English. The experience was accomplished in five ninety-minute lessons in the English class with the respective teacher. The selected methodology was a case study and the data was collected through a questionnaire to the students, an interview with the teacher, the journals written by the teacher as a result of her direct observation, the analysis of the artifact created by students and analysis of interactions in Google Docs. The experience produced a positive effect in terms of students’ autonomy, responsibility and interaction. Using the tool Google Docs, in the classroom, made students more participative and interested in creating a story in English. The results show that the use of the tool Google Docs, in the teaching/learning process, gives students a different perspective on writing creative texts, develops their sense of argument, allows and promotes the sharing of skills and contributes to the foundation of knowledge, both individually and collectively. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23650 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Cristina Araújo de Melo.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |