Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23556

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViseu, Floriano-
dc.contributor.authorCoan, Lisani Geni Wachholz-
dc.date.accessioned2013-04-04T10:03:59Z-
dc.date.available2013-04-04T10:03:59Z-
dc.date.issued2013-01-07-
dc.date.submitted2012-07-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23556-
dc.descriptionTese de doutoramento Ciências da Educação (área de especialização em Educação Matemática)por
dc.description.abstractEste estudo consistiu em analisar a contribuição da integração de um ambiente de aprendizagem virtual, a Plataforma Moodle, nas atividades de aprendizagem de alunos de três turmas da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC, em três distintos Campi ‒ Florianópolis, Continente e Chapecó ‒ no âmbito da unidade curricular de Matemática no decorrer do segundo semestre letivo de 2010. Procurou-se investigar a forma como os alunos desta modalidade de ensino utilizaram a Plataforma Moodle no desenvolvimento das suas tarefas propostas pelo seu professor de Matemática, a pertinência da complementaridade entre a sala de aula e o ambiente virtual e as suas perspetivas sobre o uso desta plataforma na sua aprendizagem de conteúdos matemáticos. Para concretizar o objetivo que orientou esta investigação, procura-se responder às seguintes questões: Que atividades desenvolveram os alunos do PROEJA na unidade curricular de Matemática? Que contributo teve a Plataforma Moodle na aprendizagem dos alunos? Que perspetivas têm os alunos do PROEJA e os seus professores sobre a utilização da Plataforma Moodle na aprendizagem de Matemática? Esta investigação foi orientada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, centrada na procura de significados que os intervenientes no estudo atribuem ao fenómeno que vivenciaram, seguindo o design de estudo de caso. Adotando esta metodologia, estruturaram-se três estudos de caso, sendo cada um deles constituído por quatro alunos de três turmas pertencentes a distintos Campi do IF-SC: do Campi de Florianópolis (Helena, Daniela, Paula e Sabrina); do Campi do Continente (Pedro, Letícia, João e Cristine) e do Campi de Chapecó (Eric, Silva, Cristiano e Anderson). O critério de seleção destes alunos foi o fator participação na Plataforma Moodle: maior participação, razoável participação e pouca participação. Os dados foram recolhidos através de questionários, preenchidos por todos os alunos das três turmas no início e no final da componente empírica do estudo; da observação direta de algumas aulas de Matemática em cada uma das turmas; da participação dos alunos no desenvolvimento das atividades na Plataforma Moodle e na sala de aula, incluindo as avaliações; de entrevistas aos professores de cada uma das turmas no início e no final da componente empírica do estudo ; e de uma entrevista aos alunos que constituem cada estudo de caso no final do respetivo semestre. A concretização do objetivo deste estudo é sustentada por um quadro teórico que se debruça sobre: (i) a ênfase da integração e do uso das TIC na Sociedade da Informação e do Conhecimento nos sistemas de ensino, sobretudo de Portugal e do Brasil; (ii) a integração do PROEJA e da Educação a Distância (EaD) na rede federal de ensino brasileiro; (iii) o contributo das Teorias de Aprendizagem no ensino; (iv) o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos através da Plataforma Moodle, com a apresentação de resultados de investigações sobre o uso da mesma. Este estudo conclui que a utilização da Plataforma Moodle favoreceu a aprendizagem de conteúdos de Matemática de alunos de cursos do PROEJA. Atendendo-se às especificidades dos alunos ‒ fator idade, tempo sem estudar, relação com a aprendizagem matemática, conhecimentos sobre o uso do computador, acesso a um computador com Internet ‒, o dispositivo de ensino implementado pelos professores das turmas que integram este estudo envolveu os alunos numa diversidade de atividades. Dessas atividades destacam-se as pesquisas e a visualização de vídeos sobre temas matemáticos; a resolução de testes online; a participação num fórum temático; a exploração de applets do GeoGebra e do Descartes; e a comunicação por e-mail para clarificar dúvidas. O uso da Plataforma Moodle promoveu uma maior interação entre os alunos do que na sala de aula, proporcionou uma aprendizagem mais significativa ao poderem aceder conteúdos matemáticos em horário e em locais mais adequados. A proposta do dispositivo de ensino que integrou a sala de aula e a Plataforma Moodle veio alterar a forma como os alunos do PROEJA acediam à informação e se envolviam nas atividades de aprendizagem na disciplina de Matemática. Porém, as condições oferecidas pelo IF-SC para concretizar este dispositivo não foram as ideais para que o professor possa tirar o devido partido da sua integração no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática em cursos de PROEJA na sociedade da informação e da comunicação em que vivemos.por
dc.description.abstractThis study analyzes the contribution of the integration from the environment of virtual learning, the Moodle Platform, in the learning activities from the students of three classrooms, of PROEJA from IF-SC, in three distinct campuses – Florianópolis, Mainland, Chapecó – considering the curriculum of mathematics along the second semester of 2010. I try to investigate how the students from this teaching modality use the Moodle Platform to develop proposed tasks assigned by their mathematics teacher. I considered the importance of integration between the classroom and the virtual environment of their perspective about this platform for learning the mathematics content. To achieve the objective that directed this investigation, I tried to answer the following questions: Which activities have the PROEJA students developed in mathematics? Which contribution has the Moodle Platform on student learning? What perspectives have the students from PROEJA and their teachers had about using the Moodle Platform in learning mathematics? This investigation was directed by a qualitative and interpretative approach centered in the search of meanings that the participants in the study refer to as a phenomenon they experienced, based on the design of the case study. By adopting this methodology, three case studies were structured. Each case study constituted by four students belonging to three classes from two distinct campus of IF-SC: the campus from Florianópolis (Helena, Daniela, Paula e Sabrina); from the campus of the mainland (Pedro, Leticia, João e Cristine) and from the campus of Chapecó (Eric, Silva, Cristiano and Anderson). The selection criterion chosen by these students was based on the participation factor of the Moodle Platform That is, greater participation, reasonable participation and little participation. The data were collected through questionnaires, filled out by all students from the three classes at the beginning and at the end of the empirical component of the study; from the direct observation of some mathematic classes in each one of the classrooms; from the participation of the students in the development of the activities of the Moodle Platform and in the classroom. In addition, it was included the assessments; the teachers’ interviews from each of the classrooms at the beginning and at the final empirical of the study; and of an interview with the students that constituted each case study at the end of the respective semester. The accomplishments of the objectives of the study is sustained by a theoretical situation based on: (i) the emphasis of the integration and the use of the TIC in the society of information and the knowledge of the teaching systems especially from Portugal and from Brazil; (ii) The integration of PROEJA and the distance education system in the Brazilian federal teaching system; (iii) the contribution from the learning theories of teaching; (iv) of mathematics teaching and learning contents through the movie platform, presenting results from the use of this platform. This study concludes that the use of the Moodle Platform has favored learning contents of mathematics by the students of PROEJA. Meeting these specificities of the students – age factor, time out of school, relationship with the learning of mathematics, knowledge about computer, access to a computer with internet connection – the teaching device implemented by teachers from the classrooms that integrated this study has involved students in variety of activities. Among these activities it can be taken into account the researches and videos being watched about topics concerning mathematics: a resolution of online tests; the participation in a thematic forum; the exploration of applets from GeoGebra and Descartes; and communication through email to clarify doubts. The use of the Moodle Platform has promoted more interaction among the students than in the classroom. It provided a more meaningful learning, enabling the students to access mathematical content in a more suitable time and place. The proposal of the teaching device that incorporated the classroom and the Moodle Platform has changed the way students from PROEJA access information and get themselves involved in learning of mathematics. However, considering the information and communication society that we live in, the conditions offered by IF-SC to accomplish this proposal were not the ideal ones to make teachers profiting from the teaching and learning of mathematics courses in PROEJA.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem de matemáticapor
dc.subjectAlunos do PROEJApor
dc.subjectPlataforma moodlepor
dc.titleA aprendizagem de matemática de discentes do curso da educação de jovens e adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de EaDpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc51:372.851por
dc.subject.udc372.851:51por
dc.subject.udc371.68por
dc.subject.udc681.324por
dc.identifier.tid101296037-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lisani Geni Wachholz Coan.pdf4,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID