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https://hdl.handle.net/1822/23536
Título: | A implementação de decisões vocacionais no Ensino Secundário : contributos para a construção de um modelo de intervenção |
Autor(es): | Carvalho, Marisa |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | tomada de decisão ensino secundário alunos pais professores, psicólogos grounded theory career decision making high school students parents teachers psychologists grounded theory |
Data: | 10-Jan-2013 |
Resumo(s): | As escolhas de carreira estão entre as decisões mais importantes que
as pessoas tomam ao longo da sua vida, na medida em que têm implicações
significativas nas diferentes áreas do desenvolvimento (Gati & Tal, 2008). A
investigação no campo da psicologia vocacional oferece um vasto conjunto de
conceções e modelos sobre a tomada de decisão (Hartung, 2010; Patton &
McIIveen, 2009; Tien, 2007). Contudo, trabalhos recentes reconhecem a
necessidade de aprofundamento de aspetos específicos deste processo (Gati
& Tal, 2008; Hartung, 2010). Esta dissertação inscreve-se na linha de
investigação relativa aos processos de tomada de decisão, procurando
contribuir para o conhecimento dos fatores pessoais e contextuais implicados
na implementação de decisões vocacionais no ensino secundário bem como
para a organização de modelos integrados de intervenção vocacional nesta
fase do percurso de vida dos jovens. Este estudo enquadra-se numa
investigação de maior amplitude relativa aos modelos de intervenção
vocacional no ensino secundário, dando seguimento a estudos prévios acerca
do papel dos diferentes intervenientes educativos neste processo (Carvalho,
2007; Pinto, Taveira & Fernandes, 2003). Considerando os objetivos desta
linha de investigação, e em concreto deste estudo de dissertação, a
metodologia privilegiada foi a grounded theory. Depois de enquandrados
teórica e metodologicamente, são apresentados quatro estudos relacionados
que incidem nas perspetivas emergentes dos alunos, dos pais, dos
professores e dos profissionais de orientação sobre o contributo de cada um
destes atores na prossecução de objetivos vocacionais no 10.º ano de
escolaridade. A amostra teórica deste estudo é constituída por 125
participantes. Utilizou-se um guião de entrevista para a recolha de dados. Os
resultados desta investigação puseram em evidência o papel de protagonista
que os alunos desempenham no processo de implementação de decisões no
10.º ano de escolaridade. Este papel consubstancia-se em três grandes domínios, inerentes às exigências sócio-académicas específicas do ensino
secundário. Por um lado, releva-se a ação dos alunos no ajustamento ao novo
contexto, através da mobilização das competências pessoais, sociais e
académicas necessárias, da participação nas atividades de caráter escolar e
social, da gestão dos obstáculos e das dificuldades experienciadas ao longo
do processo e da utilização da rede de suporte constituída por pares, pais,
professores e outros intervenientes. Por outro lado, salienta-se a ação dos
alunos no sentido do sucesso académico através do estudo, do empenho e da
persistência face às tarefas escolares. Finalmente, há a referir a ação
específica dos alunos no sentido de testarem e aprofundarem as escolhas
realizadas através de oportunidades diversas de exploração do meio. Neste
processo de implementação de decisões académicas, os pais, os professores
e os psicólogos também têm um papel significativo, quer através da relação
direta que estabelecem com os alunos, quer através da interação com outros
intervenientes e da organização de atividades que influeciam a ação dos
alunos. Destaca-se, particularmente, o papel do psicólogo escolar, a quem
cabe a tarefa desafiadora de incrementar um programa integrado e
colaborativo de intervenção vocacional no ensino secundário. Com efeito,
propõe-se uma intervenção em três níveis distintos, a saber: (i) os alunos; (ii)
os intervenientes educativos (pais, professores) e; (iii) a comunidade alargada.
A estes três níveis fazem-se corresponder as seguintes modalidades de
intervenção: (i) as intervenções de caráter informativo, psicopedagógico e de
aconselhamento; (ii) a consultadoria/formação e; (iii) o estabelecimento de
parcerias comunitárias. Por fim, apresentam-se os contributos específicos
deste trabalho, as suas limitações e algumas pistas para a investigação futura. Career choices are among the most important decisions that people take throughout their lives, as they have significant implications in several development areas (Gati & Tal, 2008). Vocational psychology research offers a wide range of career decision making theories and models (Hartung, 2010; Patton & McIIveen, 2009; Tien, 2007). Nevertheless, recent work has recognized the need to deepen specific aspects of this process (Gati & Tal, 2008; Hartung, 2010). This dissertation fits in a research line on career decision making and it seeks to contribute to the knowledge of contextual and personal factors involved in the career decision implementation at high school as well as to the construction of integrated models of intervention at this stage of vocational life course of young people. This study frames in a wider range investigation concerning vocational models of intervention in high school, following the earlier studies about the role of different actors in the process (Carvalho, 2007; Pinto, Taveira & Fernandes, 2003). Taking into consideration the aims of the research line, and specifically of this study, we choose grounded theory methodology. Once it was theoretically and methodologically upheld, we present four related studies about the emerging perspectives of students, parents, teachers and counselors on their own role at the implementation of career goals at 10th grade in high school. The theoretical sample of this study is made up of 125 participants. We used an interview guide for data collection. The results have highlighted the leading role that students play in career decision implementation at 10th grade in high school. This role is done in three major domains, inherent to the specific social and academic demands of high school. On one hand, we emphasize the students’ action in adjusting to the new school context through the mobilization of personal, social and academic skills and also through their participation in school and social activities managing obstacles and difficulties experienced and using the network support of peers, parents, teachers and other partners. On the other hand, we highlight the students’ action towards academic success through study, commitment and persistence at school tasks. Finally, we mention the specific action of the students in order to test and deepen career choices by means of vocational exploration opportunities. At this process of career decision implementation, parents, teachers and psychologists also have a significant role, either by their relation to the students or through their interaction with other partners and through the organization of activities that influence de students’ action. It is noteworthy the role of school psychologists’, who have the challenging task of improving an integrated and collaborative vocational intervention at high school. Therefore, we propose a three level intervention, namely: (i) students; (ii) educational stakeholders (parents, teachers) and; (iii) wider community. At this three levels are matched different forms of intervention: (i) information, psycho-pedagogical and counseling interventions; (ii) consulting/training and; (iii) community partnerships. Finally, we present the specific contributions and limitations of this study and some clues for future research. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese doutoramento Psicologia (área de especialização em Psicologia Vocacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23536 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Teses de Doutoramento |
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