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https://hdl.handle.net/1822/23481
Título: | Análise económica da introdução do sistema de melhoria contínua Kaizen no Bloco Operatório do Centro Hospitalar do Porto |
Autor(es): | Libano, Luísa Emanuela Martins |
Orientador(es): | Pinto, Lígia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As políticas de saúde implementadas ambicionam atingir um Sistema Nacional de Saúde mais
sustentável, mantendo a prestação dos cuidados de saúde com qualidade, melhorando a sua
eficácia e eficiência. Neste sentido a sensibilização dos profissionais de saúde para a
racionalização dos recursos e a otimização do fluxo hospitalar é fulcral.
Sendo o Bloco Operatório o “coração” de uma instituição hospitalar, este reflete o
funcionamento e a excelência dessa mesma instituição, verificando-se que consome grandes
recursos financeiros, abrangendo um grande número de profissionais de saúde. O Bloco
operatório do Centro Hospitalar do Porto, compreendeu a necessidade implementar um modelo
de melhoria contínua Kaizen, indo ao encontro das novas políticas de Saúde. O processo de
melhoria contínua realizado no Bloco Operatório, designado LeanOR –Lean Operating Room –
“eficiência no Bloco Operatório” possibilitou a redução de custos, eliminando desperdícios,
melhorando o serviço ao utente através da aplicação das ferramentas Kaizen Lean.
As ações de melhoria realizadas no bloco operatório, visam sempre a satisfação do utente, por
exemplo, na diminuição do seu tempo de espera. Verificou-se uma diminuição nos custos
associados ao funcionamento dos blocos, uma poupança por uma maior ocupação de tempo
dos blocos operatório; uma melhoria (redução) do tempo de arranque de turno no período
especificado, de 7 minutos no Bloco Neoclássico e de 14 minutos no Bloco Central; uma
redução de material clinico de 25% que possibilitou uma redução do material clinico em valor,
melhor organização sem expiração da data dos próprios materiais, e claro um maior
envolvimento de enfermagem em valor acrescentado (160h/ano); diminuíram
consideravelmente as desconformidades evitáveis, melhorando o fluxo do doente/utente,
retirando a variabilidade no processo.
Realizou-se um estudo de avaliação das opiniões dos Profissionais do Bloco Operatório, no
processo de melhoria Kaizen no Bloco Operatório do Centro Hospitalar do Porto, resultando uma
avaliação positiva quanto às melhorias obtidas. Health policies implemented aspire to achieve a National Health care system more sustainable while maintaining the delivery of health care quality, improving its effectiveness and efficiency. In this sense the awareness of health professionals to the resources rationalization and Flows optimization is crucial. As the Operating Room is the "heart" of a hospital, it’s reflects the Institution Operations and excellence, verifying that consumes large financial resources, including a large number of health professionals. The Centro Hospital do Porto operating Room department, realized the need to implement a Kaizen continuous improvement model, meeting the new Health care policies. The continuous improvement process carried out in Operating Room it was assigned as “Leanor-Lean Operating Room Efficiency” enabled the cost reduction by eliminating waste, improving customer’s services through the Kaizen Lean implementation tools. The improvement activities performed in the Operating Room, where the intended the user satisfaction, for example, in reducing the waiting time. There was a decrease in costs associated with the Operating Rooms, savings with the improvement of the occupation Time of the surgery Rooms; an improvement (reduction) of the Shift Starting Time in the specified period and 14 minutes in the Neoclassical Centre Operating Room; A reduction in 25% of the clinical material and that allow a material cost reduction, improving the organization without material expiration date, and of course a better nursing involvement in value added (160 hours/year); Decrying strongly the quality concerns, improving the patient/user flow, reducing the process variability. It was done an opinion survey to the operating room professionals regarding the Kaizen improvement activities in the Operating room of the “Centro Hospitalar do Porto” with a positive result regarding the improvement obtained. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertações de mestrado em Economia e Política da Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23481 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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