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TítuloFast Fashion: a realização dos desejos de consumo sobre as urgências da aparência na sociedade hipermoderna e hipertecnológica
Autor(es)Bortoluzzi, Carolina Seeger
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveFast fashion
Hipermodernidade
Hiperconsumo
Novas plataformas comunicacionais
Hypermodernity
Hyperconsumption
New platforms communicational
Data2012
Resumo(s)Esta investigação objetiva responder como o fenômeno do consumo de Fast Fashion se explica em relação à hipermodernidade e à comunicação hipertecnológica, a partir de um estudo de caso da rede de lojas Zara. Levando em consideração os efeitos provocados pela hipermodernidade dentro da sociedade contemporânea, o estudo procura compreender a influência do fenômeno Fast Fashion na formação de padrões estéticos como também no modo de vestir das pessoas, através do enquadramento do mesmo a partir dos referidos conceitos de hipermodernidade e comunicação tecnológica. O processo que envolve o Fast Fashion, como a sua ostentação mantida através de grandes marcas e o repasse destas informações e tendências (re)criadas e (re)interpretadas, gera nos consumidores sem poder aquisitivo suficiente, uma necessidade de adquirir peças semelhantes às dos grandes criadores/designers, porém a custos mais baixos. Tal torna o Fast Fashion um fenômeno que instiga/atrai a pesquisa que se segue. Este estudo permitirá compreender como se dá o fluxo de consumo e, assim, analisar as possíveis relações entre os mercados de massa e a sociedade que anseia por individualidade. Através da aplicação de um questionário direcionado ao público específico deste estudo, as consumidoras da loja Zara, da cidade de Braga em Portugal, a análise revela quais sãos as razões e relações que a hipermodernidade, cheia de correspondências imediatas traz junto ao hiperconsumo e as novas plataformas comunicacionais.
This research aims to answer how Fast Fashion consumption phenomenon is explained in relation to hypermodernity and hypertechnology communication from a case study of Zara chain. Regarding the issues of the hypermodernity within contemporary society, the study look for to understand the influence of the Fast Fashion phenomenon in constitute aesthetic standards as well as in dress of the people, through the framework of that from such concepts and hypermodernity technological communication. The process involves the Fast Fashion, as its luxury maintained through major brands and pass this information and trends (re)created and (re)interpreted, generates on the consumers without sufficient power purchasing, a necessary to acquire similar clothes to those of large creators/designers, but at lower costs. This makes Fast Fashion a phenomenon which instigates/attracts the research as follows. This study allows us to understand how the consumption flow and thus analyze the potential relationship between the mass market and society that wish individuality. Through the application of a questionnaire directed to specific target of this study, the consumers of Zara store, from Braga in Portugal, the analysis reveals which healthy relationships and the reasons that hypermodernity brings immediate full of correspondences with the new hyper and communication platforms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23339
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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