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https://hdl.handle.net/1822/23183
Título: | Políticas de accountability em Portugal |
Autor(es): | Seabra, Filipa Morgado, José Carlos Pacheco, José Augusto |
Data: | Fev-2012 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Resumo(s): | No presente texto pretendemos refletir sobre as principais mudanças internacionais e nacionais que têm afetado o desenvolvimento curricular em Portugal, num contexto globalizado. Para tal, recorremos ao método global/local proposto por Pinar (2006). Assumimos que vários conceitos-chave, definidos e difundidos num contexto transnacional e supranacional se têm revestido de especial relevância para a compreensão dessas mudanças. O conceito de accountability é hoje largamente reconhecido como sendo estruturante das políticas em geral, e da educação e formação, em particular. Dada a diversidade de referentes que podem ser convocados para o estudo das implicações destes conceitos na conceção e desenvolvimento do currículo, apresentamos um conjunto de reflexões e questionamentos que contribuem para a proposta de um referencial de análise no seu processo de regulação política, institucional e pedagógica. O texto inclui três pontos: globalização e accountability; o contexto português; regulação política, institucional e ideológica. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23183 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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