Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23163

TítuloA aplicação do ABC no cálculo dos custos logísticos: o caso da Castro & Guimarães - distribuição
Autor(es)Ribeiro, Maria Manuela Mendes
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveActivity-based costing
Atividade logística
Sistemas de custeio
Business logistics
Costing systems
Data2012
Resumo(s)Os sistemas de custeio são fundamentais para a gestão de custos nas empresas, pois fornecem informações que auxiliam na tomada de decisão. O Custeio Baseado nas Atividades ou Activity-Based Costing (ABC) é uma abordagem moderna com aplicação em diversas áreas, no entanto, a aplicação do ABC no custeio das atividades logísticas, pela sua complexidade e natureza, ainda não foi devidamente explorada. O ABC permite imputar os custos indiretos que na maioria das vezes são considerados como custos de período, desta forma a sua aplicação permite calcular “o custo real” de cada atividade e fornecer dados relevantes para determinar se esta acrescenta valor à atividade da empresa. Neste projeto de investigação estudou-se a aplicação de um sistema de custeio ABC no âmbito da operação logística, particularmente na área do outbound logistics, onde estão inseridas as atividades de armazém e expedição. O caso de estudo foi desenvolvido na empresa Castro & Guimarães - distribuição, empresa sediada em Braga, cujo core business se centra no armazenamento e distribuição de madeira e derivados de madeira, por todo o país. No modelo proposto teve-se em consideração o custo de todas as atividades desde o planeamento de cargas, picking e distribuição, assim como os recursos envolvidos em cada uma delas. O modelo de custeio ABC concebido neste projeto de investigação permite determinar e analisar o custo de uma entrega inserida num determinado raio de distribuição, assim como determinar quais as atividades que não acrescentam valor e ainda quais os produtos que não dão lucro à empresa. Concluiu-se que nem todos os segmentos de produto vendidos contribuem para o lucro da empresa, como é o caso dos “outros segmentos” e dos materiais para cozinhas nos raios de distribuição superiores a 101 e 201 km, respetivamente. No entanto, a maioria das rotas acaba por apresentar lucro, existindo segmentos de produto (e.g. painéis) que compensam os restantes e sem os quais a empresa não teria lucro. Constata-se também que em raios superiores a 400 km a distribuição deve ser subcontratada, pois apresenta custos elevados, ou então as margens para estes produtos devem ser aumentadas, se tal for possível.
Costing systems are critical to cost management in companies because they provide information that assists in the decision-making. The Activity-Based Costing (ABC) is a modern approach with application in several areas, however, the application of ABC to cost logistics activities, for its complexity and particular nature, has not been adequately explored. The ABC allows allocating indirect costs that most often are considered period costs. It’s application allows to determine the "real cost" of each activity and provide data to determine if this adds value to the business. In this research project it has been studied the application of an ABC costing system within the logistics operation, particularly in the area of outbound logistics, which incorporates the activities of warehouse and dispatch. The case study was developed in Castro & Guimarães - distribuição, a company that is located in Braga, whose core business is focused on the storage and distribution of wood and wood-based products, in all country. In this proposed model it was took into consideration the costs of all activities from planning loads, picking and shipping to the customer as well as the resources involved in each of them. The ABC logistic model designed in this research project allows to determinate and analyze the cost of supplying inserted in a certain radius distribution, determine which activities add no value and products that do not give profit to the company. It was concluded that not all sold segments are profitable products to the company, such as the case of “other segments” and components for kitchens, in the distribution of rays like 101 and 201 km, respectively. However, most routes presents profit, because there are some product segments, like panels, that make up the rest and without them the company would not profit. It was also concluded that the distribution in rays above 400 km should be outsourced because it does not represents a profit, or the margins for these products must be superior to the currently displayed, if possible.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23163
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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