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https://hdl.handle.net/1822/23121
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Maria Palmira | - |
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | - |
dc.contributor.author | Lemos, Ana Raquel | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Susana Cruz | - |
dc.contributor.author | Sá, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-19T16:35:05Z | - |
dc.date.available | 2013-02-19T16:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/23121 | - |
dc.description.abstract | O Processo de Bolonha induziu alterações significativas nos modos de ensinar, de avaliar e de aprender no Ensino Superior, conduzindo à reconfiguração do papel do estudante e do docente. A literatura sobre esta temática destaca a importância da articulação entre o ensino e a avaliação para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, salientando que a introdução de métodos de ensino-aprendizagem em que estes tenham uma participação ativa no processo tem impactos positivos na avaliação (Alves, 2011). Orientados por esta problemática, realizámos uma investigação qualitativa, cujo corpus é constituído por 310 artigos em periódicos, abrangendo o período entre 2006-2008. Utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para redução e categorização dos dados. Os resultados revelam que as Tecnologias da Informação e da Comunicação suportam muitos programas de avaliação das aprendizagens, quer em contextos presenciais, quer a distância; a avaliação formativa tem cada vez maior implementação e as práticas de autoavaliação e o feedback assumem um lugar central; a avaliação por pares e a utilização de portefólios são métodos inovadores que possibilitam ao estudante ser construtor da sua própria formação, uma vez que lhe é dada a oportunidade de analisar e negociar os critérios que estarão na base da avaliação. Por seu lado, o docente assume-se como um facilitador deste processo, ao reunir as condições e os espaços que permitam ao estudante problematizar, investigar, questionar, propor e descobrir. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Práticas inovadoras no ensino superior | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 24 - 27 Jun. 2012 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 957 | por |
oaire.citationEndPage | 970 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
oaire.citationTitle | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária | por |
sdum.conferencePublication | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Práticas Inovadoras no Ensino Superior.pdf | 591,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |