Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23086
Título: | Preparação académica, estatuto sociocultural, abordagens à aprendizagem e envolvimento académico : fatores de um modelo explicativo do rendimento académico no primeiro ano da universidade |
Autor(es): | Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Preparação académica Estatuto sociocultural Abordagens à aprendizagem Envolvimento académico Rendimento académico Estudantes do primeiro ano Modelos de equações estruturais Academic preparation Sociocultural status Approaches to learning Academic involvement Academic achievement First-year students Structural equation modeling |
Data: | 20-Dez-2012 |
Resumo(s): | Os estudos que almejam identificar os fatores explicativos do (in)sucesso no
ensino superior têm vindo a despertar um interesse crescente por parte de
investigadores, docentes, estudantes, instituições de ensino superior, entidades
governamentais e público em geral. Num contexto em mudança, com a criação de um
Espaço Europeu do Ensino Superior e a implementação do Processo de Bolonha e com
a crescente diversificação da população estudantil, torna-se importante compreender
os fatores que influenciam os resultados académicos dos estudantes, no sentido de
identificar caminhos que permitam promover a melhoria da qualidade das
aprendizagens e maximizar o sucesso dos estudantes.
Este estudo teve como principal objetivo analisar a viabilidade e estabilidade de
um modelo explicativo do rendimento académico no primeiro ano do ensino superior,
em dois momentos diferentes: no início e no final do primeiro semestre. Participaram
nesta investigação duas amostras de estudantes do primeiro ano do ensino superior de
uma universidade do grande Porto: 549 estudantes na Amostra 1 – início do semestre
e 472 estudantes na Amostra 2 – final do semestre. Os dados foram analisados com
recurso a modelos de equações estruturais, nos quais foram consideradas como
variáveis latentes independentes ou de input a preparação académica dos estudantes
(observada através da nota de candidatura e das competências linguísticas) e o seu
estatuto sociocultural (observado através do capital cultural parental e do estatuto de
estudante de primeira geração), como variáveis latentes mediadoras as abordagens à
aprendizagem (observadas através das motivações e estratégias superficial e
profunda) e o envolvimento académico (observado através do tempo de estudo e da
assiduidade às aulas), e como variável dependente ou de output o rendimento
académico no final do semestre.
A análise de equações estruturais indicou que o modelo proposto obteve
índices de ajustamento muito bons em ambos os momentos de recolha de dados,
mostrando que constitui uma representação plausível da relação entre os construtos
observados, apesar de se terem verificado diferenças nos coeficientes de regressão e
na variância explicada do rendimento académico dos estudantes (61% no início e 44%
no final do semestre). A preparação académica revelou-se importante na opção por
uma abordagem profunda em detrimento da adoção de uma abordagem superficial,
sobretudo no início do semestre. O estatuto sociocultural apresentou um papel
irrelevante no início do semestre, no entanto, no final do semestre apresentou um
impacto negativo na opção por uma abordagem superficial e positivo na opção por
uma abordagem profunda. Verificou-se um impacto significativo das abordagens à
aprendizagem no envolvimento académico e deste no rendimento académico, de
acordo com dados disponíveis na literatura. Os resultados corroboram a ideia de que a
primeira parte do primeiro semestre do primeiro ano constitui um período crítico para
os estudantes e para a sua integração. São apresentadas e discutidas implicações para
a prática educativa, assim como sugestões para investigações futuras. The studies that aim to identify the explicative factors of the (under)achievement in higher education have been arousing an increasing interest by researchers, teachers, students, higher education institutions, governmental personalities and the general public. In a changing context, with the creation of a European Higher Education Area and the implementation of the Bologna Process and with the increasing diversification of the student population, it’s important to understand the factors that influence the academic achievement of the students, in order to identify ways that may promote the improvement of the quality of learning and maximize student success. The purpose of this study was to analyse the viability and stability of an explicative model of the academic achievement in the first year of higher education at two different moments: at the beginning and at the end of the first semester. Two samples of first year students at a university in Porto participated in this research: 549 students in Sample 1 – beginning of the semester – and 472 students in Sample 2 – end of the semester. Data were analysed using structural equation modeling, having been considered as independent or input latent variables the academic preparation of the students (observed through the students’ entrance rank and their language skills) and their sociocultural status (observed through the parental cultural capital and the status of first-generation student), as mediator latent variables the approaches to learning (observed through the superficial and deep motivations and strategies) and the academic involvement (observed through the study time and class attendance), and as dependent or output variable the academic achievement at the end of the semester. Structural equation analysis revealed the very good fit of the proposed model at both moments of the data collection, showing that it constitutes a plausible representation of the relationships of the constructs observed, in spite of the differences found in the regression coefficients and the explained variance of the academic achievement of the students (61% at the beginning and 44% at the end of the semester). The academic preparation showed itself important in the option for a deep approach to the detriment of the adoption of a superficial approach, mainly at the beginning of the semester. The sociocultural status showed an irrelevant role at the beginning of the semester. However, at the end of the semester it showed a negative impact in the option for a superficial approach and a positive impact in the option for a deep approach. There was a significant impact of the approaches to learning in the academic involvement and of this one in the academic achievement, according to data available in literature. The results corroborate the idea that the first part of the first semester of the first year constitutes a critical period for the students and for their integration. Implications for the educational practice are discussed, as well as suggestions for future researches. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23086 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |