Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23039

TítuloIdentidade(s), carreira e desenvolvimento profissional : um estudo junto de professores do 1º CEB
Outro(s) título(s)Identity(ies), career and professional development : a study with elementar teachers
Autor(es)Herdeiro, Rosalinda
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveIdentidade profissional
Políticas educativas
Carreira docente
Desenvolvimento profissional
Professional identity
educational politics
Teaching career
Professional development
Data18-Dez-2012
Resumo(s)Os desafios educacionais e políticos do presente século apontam deliberadamente para a qualidade do ensino e dos professores como estratégia de mudança educativa. Esta mudança requer flexibilidade e aprendizagem permanente por parte dos professores, o que levou à elaboração e publicação de legislação específica cujos objetivos enunciados pretendiam contribuir para a mudança e a qualidade do ensino, da aprendizagem e para o sucesso educativo. A presente investigação incide na indagação dos efeitos de alguma da legislação produzida com esse objetivo – nomeadamente o Estatuto da Carreira Docente (ECD) e a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) – na(s) identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos professores, concretamente do 1º CEB. A nossa investigação inscreve-se nos paradigmas de investigação qualitativa e quantitativa. Trata-se de um estudo longitudinal, realizado entre 2008 e 2010, tendo sido privilegiados os seguintes instrumentos de recolha de informação: narrativas biográficas escritas e orais, grupos de discussão e um questionário. Para o tratamento e análise da informação qualitativa recorreu-se ao uso do Programa NVivo9 e à categorização emergente e comparação constante. No tratamento e análise dos dados quantitativos utilizamos o Programa SPSS versão 17,0, privilegiando o uso de testes estatísticos (o Qui-Quadrado e o Teste-T), por serem considerados os mais adequados aos dados em análise. Os resultados do estudo dão visibilidade aos sentidos extraídos das experiências relatadas e das respostas dos participantes no mesmo. Como principais conclusões, salientam-se: i) a interferência das políticas educativas e curriculares no trabalho dos professores, condicionando a motivação e a colaboração profissionais e as relações interpessoais em contexto educativo, com repercussões no sucesso dos alunos; ii) os fatores que impedem o desenvolvimento profissional do professor na escola, assim como iii) as oportunidades e os constrangimentos de aprendizagem docente, com interferências na progressão na carreira. Finalmente, evidenciam-se os modos de sentir a avaliação docente na escola para a compreensão da (re)construção identitária dos docentes num contexto controlado pela prescrição legislativa e pela prestação de contas. A imagem social do professor, assim como a imagem que o professor tem de si próprio, dos outros e da sua profissão igualmente merecem destaque nas conclusões desta investigação.
The educational and political challenges of this century deliberately point to the quality of teaching and teachers as a strategy for educational change. This change demands flexibility and constant learning from teachers, which has led to the elaboration and publishing of specific legislation whose stated goals intended to contribute to the change and the quality of teaching, to learning and to educational success. The present research focuses on the search of the effects of some legislation which has been produced with that goal - namely the Teaching Career Statute (TCS) and the Teacher Performance Evaluation (TPE) - in identity(ies), career and professional development of teachers, specifically elementary school teachers. Our investigation fits into the paradigms of qualitative and quantitative research. It is a longitudinal study, carried out between 2008 and 2010, having the following information gathering instruments been privileged: oral and written biographical narratives, discussion groups and a questionnaire. For the qualitative information processing and analysis we have resorted to the use of the NVivo9 program, emerging categorization and constant comparison. For quantitative information processing and analysis we have used SPSS program, version 17.0, giving privilege to the use of statistical tests (Chi-square and T-tests) due to the fact that they are considered to be the most adequate to the data in analysis. The study results give visibility to the senses extracted from the reported experiments and the participants’ answers. As main conclusions, we highlight: i) the interference of educational and curricular politics in teacher work, conditioning the professional motivation and collaboration and the interpersonal relationships in educational context, with consequences in students’ success; ii) the factors which prevent the teacher’s professional development in the school, as well as iii) the opportunities and constraints of teacher learning, with interference in their career progression. Finally, we evidence the ways of feeling the assessment of teachers in the school, in order to understand the identity (re)construction of teachers in a context controlled by legislative prescription and accountability. The social image of the teacher, as well and the image the teacher has of himself/herself, of the others and of his/her occupation equally deserve highlights in the conclusion of this research.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23039
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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