Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22859
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Teresa Adelaide Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-29T14:37:07Z | - |
dc.date.available | 2013-01-29T14:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/22859 | - |
dc.description.abstract | A educação assume uma função vital nas intervenções de reabilitação. Tratando- se a reabilitação sexual no doente com lesão vertebro-medular (LVM) de um processo complexo e moroso, nada é mais importante do que a percepção do doente para compreender a abordagem educativa feita pelos profissionais de saúde em contexto hospitalar. Com essa intenção, fez-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso a uma entrevista semiestruturada, realizada a uma amostra de conveniência de homens com LVM de origem traumática (N=12), que estiveram internados num serviço de reabilitação. Os resultados mostraram que todos os homens entrevistados com LVM, como consequência de um acidente, confrontam-se com uma situação nova com várias limitações a nível físico, psicológico e social. Estes homens demonstraram que tinham comportamentos sexuais diferentes que exigiam diferentes forma de ajuda na educação em sexualidade, mas, em sua opinião, a abordagem da sexualidade pelos profissionais de saúde apresentou lacunas nos conhecimentos e experiência com utentes com alterações da sexualidade, informando-os pouco sobre as inúmeras dificuldades que experienciavam para se adaptarem à nova condição física, imagem corporal e autoestima. Destes resultados emerge a necessidade de investir na formação dos profissionais de saúde, assim como na concepção e implementação de programas de educação em sexualidade na reabilitação do utente com LVM. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UNESP | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Lesão vertebro-medular | por |
dc.subject | Reabilitação sexual | por |
dc.title | Percepções sobre a abordagem educativa na reabilitação da sexualidade em contexto hospitalar | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/446 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 14 | por |
oaire.citationEndPage | 31 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | por |
oaire.citationVolume | 7 | por |
sdum.journal | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira T. & Vilaça T. (2012)_Revista Ibero-Americana de Estudos em Educacao.pdf | 385,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |