Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21795

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Diana-
dc.contributor.authorFlores, Maria Assunção-
dc.date.accessioned2012-12-19T16:36:54Z-
dc.date.available2012-12-19T16:36:54Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.issn1414-4077-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21795-
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos dados de um estudo mais vasto no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Avaliação, cujo objetivo consistiu em conhecer as perceções dos estudantes universitários sobre a avaliação, em particular sobre os métodos de avaliação mais utilizados e a relação entre avaliação e aprendizagem. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado ao 3º ano de diferentes cursos (Educação, Engenharia, Medicina, Educação Básica e Psicologia) da Universidade do Minho. No total, participaram 254 estudantes. Os dados revelam que os aspetos que os estudantes mais associam à avaliação são a aprendizagem, os testes/exames, a verificação de conhecimentos e as notas/classificações, sendo o conflito, o receio/medo e a imposição os menos ligados ao processo avaliativo. Globalmente, e em relação aos métodos de avaliação, as apresentações orais em grupo, os testes e os relatórios de grupo são os mais utilizados na perspetiva dos alunos, sendo menos frequentes o ensaio individual, o ensaio em grupo e os testes orais, destacando-se, portanto, os que apelam mais ao trabalho de grupo em detrimento do individual. Neste artigo, discutem-se ainda os métodos tradicionais versus métodos alternativos de avaliação quanto à sua eficácia na perspetiva dos alunos e respetivas implicações.por
dc.description.abstractThis article presents data from a Master's thesis in Education - Specialization in Evaluation. It aimed at investigating students’ perceptions on assessment in the context of higher education. The main goal is to get to know higher education students’ views of assessment, particularly in regard to methods of assessment most used in higher education and the relationship between assessment and learning taking the perspective of students. Data were collected through a questionnaire to 3rd year undergraduate students in different programmes (Education, Engineering, Medicine, Basic Education and Psychology) at the University of Minho. In total, 254 students participated in the study. Findings suggest that the key aspects that students associate with assessment are learning, exams, verification of knowledge and marks. Data also reveal that conflict, fear and imposition are the aspects that students associate less with assessment. In regard to assessment methods, oral presentations in group, tests and group reports are the most used ones according to students. Faculty used less frequently methods such as individual essay, group essay and oral tests, which points to the use of rather collective methods in detriment to individual ones. This paper also discusses traditional versus alternative methods in terms of efficacy according to students’ perspective and their implications.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titlePercepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: um estudo exploratóriopor
dc.title.alternativePerceptions and experiences on assessment: a study with higher education studentseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage529por
oaire.citationEndPage556por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationTitleRevista de avaliação da educação superiorpor
oaire.citationVolume17por
dc.identifier.eissn1982-5765-
sdum.journalAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perceções sobre avaliação.pdf
Acesso restrito!
artigo1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID