Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21784

TítuloPotenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola: reflexões a partir de um estudo
Autor(es)Forte, Ana Maria Barbosa Pinto Xavier
Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Práticas colaborativas
Aprendizagem no local de trabalho
Profissão docente
Educational cooperation
Inservice education
Teacher improvement
Teachers
DataDez-2012
RevistaCadernos de Pesquisa
Resumo(s)Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo que procurou compreender as perspetivas e experiências de desenvolvimento profissional(DP) de um conjunto de professores em articulação com a colaboração no contexto de trabalho. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas, relatos e reflexões escritas numa escola no Norte de Portugal. Os resultados apontam para uma valorização da formação formal, reconhecendo ainda a importância de outras oportunidades de DP, como o trabalho colaborativo, sobretudo a nível dos projetos extracurriculares, e não a nível pedagógico e de sala de aula. Os resultados reforçam a ideia de que é premente promover formação em contexto de trabalho como estratégia para promover o DP e para desafiar culturas profissionais marcadas pelo isolamento.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21784
DOI10.1590/S0100-15742012000300014
ISSN0100-1574
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Forte e Flores artigo.pdf
Acesso restrito!
403,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID