Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21784
Título: | Potenciar o desenvolvimento profissional e a colaboração docente na escola: reflexões a partir de um estudo |
Autor(es): | Forte, Ana Maria Barbosa Pinto Xavier Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Práticas colaborativas Aprendizagem no local de trabalho Profissão docente Educational cooperation Inservice education Teacher improvement Teachers |
Data: | Dez-2012 |
Revista: | Cadernos de Pesquisa |
Resumo(s): | Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo que procurou compreender as perspetivas e experiências de desenvolvimento profissional(DP) de um conjunto de professores em articulação com a colaboração no contexto de trabalho. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas, relatos e reflexões escritas numa escola no Norte de Portugal. Os resultados apontam para uma valorização da formação formal, reconhecendo ainda a importância de outras oportunidades de DP, como o trabalho colaborativo, sobretudo a nível dos projetos extracurriculares, e não a nível pedagógico e de sala de aula. Os resultados reforçam a ideia de que é premente promover formação em contexto de trabalho como estratégia para promover o DP e para desafiar culturas profissionais marcadas pelo isolamento. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21784 |
DOI: | 10.1590/S0100-15742012000300014 |
ISSN: | 0100-1574 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Forte e Flores artigo.pdf Acesso restrito! | 403,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |