Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21734
Título: | Betões eco-eficientes para uma construção sustentável |
Autor(es): | Camões, Aires Reis, Rui |
Palavras-chave: | Betão Reduzido teor de cimento Eco-eficiente Construção sustentável |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho |
Resumo(s): | A indústria do cimento é uma das responsáveis pela degradação ambiental, havendo por isso a necessidade de encontrar substitutos sustentáveis. Já existe um tipo de betão (betão de elevado volume de cinzas volantes) com aplicações ainda muito restritas, mas com grandes vantagens ambientais. No entanto, as reduzidas resistências iniciais são uma das características limitativas da sua utilização. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo experimental com misturas ternárias onde volumes significativos de cimento foram substituídos, simultaneamente por cinzas volantes e metacaulino, funcionando este último como um fator corretor do desempenho. Apresentam-se as principais vantagens e inconvenientes da utilização simultânea destas duas adições, que poderão originar características de desempenho muito interessantes, mesmo com elevados volumes de substituição. As sinergias resultantes destas misturas ternárias demonstram desempenhos muito promissores, possibilitando grandes volumes de substituição do cimento, mantendo ou melhorando os desempenhos mecânicos e de durabilidade, podendo vir a ser uma solução viável para a obtenção de um betão eco-eficiente de desempenho melhorado para uso generalizado na construção como alternativa ao betão convencional, aumentado considerávelmente a sustentabilidade da construção. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21734 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WSCS 2012_Artigo_AC+RR.pdf | documento principal | 667,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |