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TítuloRelação dos estagiários e seus orientadores com as TIC: um estudo realizado no ano letivo 2011/2012 no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde
Autor(es)Santos, Adrina Mendonça
Gomes, Maria João
Palavras-chaveEstágio pedagógico
Ambiente online
Tecnologias de informação e comunicação
Teaching practice
Online environment
Information and communication tecnologies
Data2012
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)No contexto das atividades de formação de professores ao nível da Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV), constatamos que existem algumas dificuldades associadas ao funcionamento dos estágios pedagógicos, que consideramos poderem ser superadas com recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC). Entendemos que o estágio curricular constitui uma das etapas decisivas para os futuros docentes de ensino secundário no país, garantindo-lhes a oportunidade de contato com estratégias de trabalho atuais e inovadoras para esses contextos. Esta comunicação enquadra-se num processo de investigação-ação que pretende dinamizar as metodologias de trabalho com os estagiários e seus orientadores no Departamento de Ciências Sociais e Humanas no campus do Palmarejo da Uni-CV. Para tal, pretende-se recorrer à dinamização de um espaço virtual na Moodle, de forma a superar algumas das dificuldades previamente identificadas. Os dados aqui apresentados resultam de um diagnóstico de necessidades de formação e representam uma breve avaliação das condições existentes para o acompanhamento dos estágios pedagógicos através de um ambiente online, onde se constatou que os estagiários e seus orientadores, além de serem utilizadores e terem bons conhecimentos das TIC, gostariam de poder contar com um espaço virtual que os apoiasse ao longo de todo o estágio.
In the context of teacher´s training activities at the Public University of Cape Verde, we have found that there are some difficulties related with the operation of teaching practice, that we think could be overcome with the use of information and communication technologies (ICT). We understand that the probation is one of the decisive steps for the future teachers of secondary education in the country, guaranteeing them the opportunity to connect with current strategies and innovative work for these contexts. This communication relates a process of action inquiry that aims to streamline the methods of working with interns and their mentors on the Department of Social and Human Sciences of Palmarejo´s campus in Cape Verde´s university. To this end, we intend to resort to a dynamic virtual space on Moodle in order to overcome some of the difficulties previously identified. The data presented here result from a diagnosis training needs and represent a brief assessment of existing conditions for the monitoring of teaching practice through an online environment, where we found that the trainees and their mentors are users, have good knowledge of ICT and would like to have a virtual space, which could support them throughout the teaching practice.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21452
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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